Saúde

Hemocentro busca doadores para reforçar estoque de sangue no período de carnaval em MT

O MT Hemocentro intensificou as campanhas de coleta de sangue para o mês de fevereiro devido a proximidade do feriado prolongado de Carnaval. Nesse período, somado as festividades de fim de ano e férias escolares, a expectativa é de uma diminuição de até 50% dos números de doadores.

Para mudar esse possível cenário, a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, informou diversas atividades que serão realizadas dentro do mês de fevereiro. No dia 15 (sábado), a unidade de coleta da Rua 13 de Junho, centro-sul, em Cuiabá, estará atendendo excepcionalmente no período da manhã, a partir das 7h30 até às 12 horas.

Nesse dia, a equipe de atletas do time de futebol americano Cuiabá Arsenal vai comparecer para doar sangue. “A presença desses atletas nesse período de carnaval já é um compromisso social de vários anos consecutivos”, lembra Gian.

Nos dias 17, 18 e 19 a coleta externa vai ser realizada no Fórum de Cuiabá e no Tribunal Regional do Trabalho; já no dia 21 será feita somente no Tribunal Regional do Trabalho e, no dia 21, será no Tribunal de Justiça e no Tribunal Regional do Trabalho.

Uma programação de campanha para a doação de sangue se destaca pela nobreza do gesto diante da superação da dor da perda de um ente familiar. A família e amigos e colegas do médico neurocirurgião de renome internacional, Jony Soares Ramos, decidiram realizar homenagem póstuma em comemoração ao seu aniversário, pelo segundo ano consecutivo, promovendo a doação de sangue voluntária, com duração de um mês.

Essa campanha começou no dia 20 de janeiro e se estenderá até o dia 21de fevereiro (sexta-feira), véspera de feriado prolongado de carnaval.

Redação Só Notícias