quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Hanseníase está controlada em Sinop, afirma secretaria

PUBLICIDADE

Os casos de hanseníase que vem ocorrendo em Sinop estão controlados, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Sandra Regina de Oliveira, afirmou em entrevista ao Só Notícias. Em 2005 foram notificados 96 novos casos, além de 28 pacientes que já estavam em tratamento desde 2004, o que, segundo ela, são números habituais para Sinop.

Sandra ressalta que este mês a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando campanhas de alerta à população para a prevenção. “Se tratada em fase inicial fica mais fácil de curar”, enfatiza. Ela explica que existem dois tipos da doença. A paucibacilar, que é a menos grave, e a multibacilar, mais branda.

Na paucibacilar o paciente apresentará manchas esbranquiçadas na pele, podendo ser confundida com impinges, mas perderá a sensibilidade na região atingida. Já na multibacilar a pessoa poderá perder o movimento em alguns do braço e da mão, já que ela atinge os nervos. Nesta também terá várias manchas vermelhas na pele.

Os tratamentos são oferecidos nos Postos de Saúde e podem durar até um ano. Os medicamentos também são oferecidos na rede pública. Este ano duas campanhas devem ser realizadas, uma no mês de abril e outra em outubro, com objetivo de orientar a população sobre a doença.

Sandra também ressalta que “o objetivo agora é identicar a doença em fase inicial em pessoas contaminadas”, já que, segundo ela, há muitos casos em que as pessoas não percebem que estão com hanseníase, podendo agravar as lesões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE