A Prefeitura deve decretar situação de emergência devido alta quantidade de notificações de dengue de janeiro até o momento: 565. No mesmo período do ano passado, foram 366. A prefeita Sandra Martins disse pediu um mapeamento da infestação dos mosquitos que transmites a doença. “Vamos pedir a ajuda dos governos estadual e federal para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue”. A secretária Veroni Pansera vai além e considera que o município vive uma situação crítica de epidemia.
Algumas medidas foram tomadas. De acordo com a secretaria, em 14% das residências e empresas foi feito bloqueio viral e a borrifação. Também foi feito mutirão de limpeza nos bairros para eliminar criadouros.
O último levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde apontou que em Mato Grosso foram registrados, de 1º de janeiro a 6 de fevereiro, 6.805 casos da doença. Sendo sete graves, cinco mortes (duas confirmadas em Jaciara e Juara, outros três casos em investigação – em Campo Novo do Pareceis, Primavera do Leste e Cáceres).
Conforme Só Notícias informou, uma pessoa morreu, na semana passada, em Sinop, e o atestado de óbito aponta que foi em decorrência da gravidade da doença.