terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Grupo defende uso do eletrochoque pelo SUS em pacientes com depressão severa

PUBLICIDADE

Familiares de pacientes com depressão severa estão em campanha pela implantação na saúde pública de Mato Grosso do extinto e polêmico eletrochoque. Não mais no modelo antigo, amplamente denunciado por profissionais da área e em filmes, como “Um estranho no ninho”, em que o personagem principal, interpretado pelo ator Jack Nicholson, morre após violenta sessão de eletrochoque. O que defendem, com aval da Sociedade Mato-grossense de Psiquiatria, é a compra do Equipamento de Eletroconvulsoterapia (ECT).

O ECT faz os disparos controlados por alta tecnologia, em sala especial, com acompanhamento médico, mediante anestesia e, portanto, sem dor. O equipamento custa R$ 120 mil, mas pode favorecer algo em torno de 400 pessoas em sofrimento emocional, inclusive em risco de desistir da vida.

Um dos líderes da campanha é o consultor de empresas José Carlos Dorte. Ele é pai de uma paciente de 28 anos. Há seis anos, a depressão transformou a vida dela em um rio de lágrimas e foi se agravando. Neste período, ela teve vários surtos, largou a faculdade, se fecha no quarto quase sempre para chorar, perdeu amigos, teve ideação suicida e, para piorar, os medicamentos não fazem mais o efeito esperado. Diante dos olhos da família, que se sente impotente e triste também, ela foi piorando, cada dia mais, de um jeito assustador. “Tentamos de tudo, medicamentos, terapia, até que em janeiro do ano passado surtou seriamente e descobrimos o ECT. A melhora foi imediata, já nas primeiras sessões”, afirma pai dela.

Desde então, Dorte, como tem condições financeiras, leva a filha a São Paulo para sessões com o ECT. Paga R$ 800 por sessão. Somando os custos com as viagens, ele afirma que o tratamento é caro e não seria acessível a todos.

Na saúde pública, somente São Paulo e Brasília, segundo ele, têm a máquina. Mesmo assim, isso exigiria entrar na fila de espera e também fazer viagens caras. Para ele, é preciso quebrar o tabu do antigo eletrochoque e abrir as portas de Mato Grosso para o atual método, que não traz nenhum prejuízo ao cérebro. “Até grávidas, impedidas de tomar medicamentos, podem fazer a eletroconvulsoterapia”, afirma. O ECT é recomendado também a psicóticos e epilépticos.

Psiquiatra Carlos Renato de Lima Periotto, presidente da Sociedade Mato-grossense de Psiquiatria, endossa que não há na literatura médica nenhuma contraindicação ao ECT. “Pode ser usado após tentativas com medicamentos e terapia ou, em alguns casos, até como primeira opção”. Segundo ele, deixar o cérebro deprimido por muito tempo é que é preocupante.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...

Concurso na saúde estadual será amanhã em Sinop e mais quatro cidades

A prova objetiva para o concurso público da secretaria...

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 20 em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde realizará o Dia D...

Sorriso: definida nova ação para serviços de castração de gatos e cães

O poder executivo municipal vai licitar, dia 29, a...
PUBLICIDADE