PUBLICIDADE

Governo mantém Força Tarefa no enfrentamento à dengue em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde vem desenvolvendo uma série de esforços, buscando proporcionar aos municípios melhores condições para o adequado enfrentamento à dengue. Uma Força-Tarefa foi instalada nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande onde técnicos do Ministério da Saúde, do Estado e dos municípios estão desenvolvendo várias ações coordenadas no intuito de reduzir o número de casos de dengue.

Dentre as ações destacam-se o apoio financeiro para 67 municípios com incremento de 20% do teto financeiro de Vigilância em Saúde para o combate e controle da dengue; intensificação das ações de controle químico costal nos bairros onde os municípios apontam por meio do LIRA maior infestação; intensificação das campanhas de informação e mobilização da população; entrega da publicação dos manuais de manejo clínico por classificação de risco para médicos, enfermeiros e demais profissionais de Saúde; acompanhamento semanal das ações municipais através da resposta coordenada por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs); Estabelecimento de parcerias no desenvolvimento das ações com o Ministério da Saúde, secretarias do Governo (Comunicação, Cidades, Casa Civil, Saúde, Educação) Defesa Civil Estadual, Funasa, UFMT, Ministério Público Estadual, Entidades Civis Organizadas; além de promover capacitações aos profissionais das várias áreas da Saúde Pública.

A Secretaria de Estado das Cidades desencadeou ação de limpeza urbana com a disponibilização de seis caminhões, três pás carregadeiras e uma retroescavadeira para Cuiabá. A Funasa disponibilizou para Várzea Grande seis caminhões, duas pás carregadeiras e uma retroescavadeira. A Ação de limpeza será realizada no período de 60 dias.

As Diretrizes Estaduais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, além destas ações, prevê também a intensificação por parte dos municípios nas notificações dos casos de dengue e das visitas nas casas, na eliminação dos criadouros.

A Secretaria de Estado de Saúde juntamente com o Ministério da Saúde está se preparando para a ação de Ultra Baixo Volume (UBV) que será realizada inicialmente nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e nos municípios que a análise técnica apontar a necessidade.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) não descarta a possibilidade de firmar parceria com o Exercito Brasileiro na condução de ações técnicas de combate ao vetor bem como com o Estado de Mato Grosso do Sul nas ações relacionadas ao controle vetorial e manutenção e empréstimo de maquinário.

O Estado também está reforçando os estoques de medicamentos à rede de atenção municipal em apoio ao paciente com dengue e o apoio do MS na organização da rede de atenção ao paciente.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE