Saúde

Governo lança vacinação contra rotavírus em todo o Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) começou hoje (06/03) a vacinação de crianças contra o rotavírus em todo o Mato Grosso. Cerca de 9.000 doses da vacina foram disponibilizadas para os 141 municípios do Estado. A primeira dose da vacina deve ser tomada por crianças na faixa etária de dois meses e a segunda dose quando completarem quatro meses de vida. Cuiabá, onde a vacinação foi lançada no Posto de Saúde do bairro CPA IV, hoje pela manhã, recebeu cerca de 900 doses da vacina já disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde.

O secretário adjunto de Saúde da Ses, Antonio Augusto de Carvalho, disse que os pais devem estar atentos para a questão da idade em que as crianças serão vacinadas. “Por volta dos dois aos quatro meses de vida o sistema imunológico da criança está começando a agir sozinho para a proteção da vida. O perigo é que ele ainda está muito fragilizado, o que expõe as crianças ao risco de contrair doenças como o rotavírus. A vacina vem fortalecer esse sistema imunológico e evitar que crianças corram riscos de saúde”, explicou o adjunto. O rotavírus, que apresenta como um dos principais sintomas uma diarréia que provoca desidratação podendo levar crianças nessa idade a óbito.

O secretário adjunto alertou, também, para a necessidade que os médicos dos municípios terão de notificar quaisquer casos de rotavírus que venham a tratar em seu atendimento aos usuários do SUS. “Essas informações”, afirmou Antonio Augusto de Carvalho, “irão formar um banco de dados que possibilitará à Saúde controlar e combater a doença. Hoje não se aceita mais que se diga simplesmente que a criança sofreu uma virose. O médico precisa dizer exatamente que tipo de virose acometeu a criança”.

A partir de agora a vacina contra o rotavírus está incluída nos kits de vacina que as crianças tomam rotineiramente aos dois e quatro anos de idade: Sabin, tetravalente (tétano, difteria e coqueluche) e a meningite. “Quanto os pais levarem seus filhos para serem vacinados eles já receberão, automaticamente, a vacina contra o rotavírus”, informou a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Cleoni Silvana Krüger.

Além do secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, que representou no lançamento da vacina o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, estavam presentes a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Silvana Kruger, o secretário adjunto de Saúde do município de Cuiabá, Raul Spinelli, a coordenadora de Ação Básica Municipal, Ivonete Fortunato e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Valéria Oliveira.