quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo do Estado oficializa dados sobre a meningite

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) passa os dados oficiais dos casos confirmados de meningite, em detrimento às informações desencontradas do que ocorre na região Norte do Estado. Nos últimos dois meses foi registrado, na região, um maior número de casos da doença. Pelos dados notificados a situação é preocupante, porém a Secretaria de Estado de Saúde descarta o aparecimento de surto no Estado ou mesmo apenas na região Norte.

No município de Sinop ( 500 km ao Norte de Cuiabá) foi confirmado o surgimento de 21 casos de meningite, no período de janeiro a novembro de 2006 (dados até 26/11), número equivalente ao mesmo período do ano anterior (2005). Nenhum desses casos foi diagnosticado como sendo de meningite meningocócica, mesmo assim dois deles evoluíram para óbito. (O MT-Laboratório é referência na confirmação dos casos positivos da meningite).

Em Sorriso, (420 km ao Norte de Cuiabá), foram confirmados 13 casos de meningite em pessoas residentes no município, até a presente data. Destes um caso evoluiu para óbito. Outros dois casos estão sendo investigados, à espera de confirmação. Sorriso atendeu também dois casos, com evolução para óbito, de pessoas residentes em municípios vizinhos.

Em todo o Estado de Mato Grosso foram confirmados, no período de janeiro a novembro de 2006, 166 casos de meningite, o que significou uma redução de 30,3% em comparação com o mesmo período no ano 2005, quando foram confirmadas 238 ocorrências da doença em Mato Grosso. (Em 2005 o ano fechou com um total de 287 casos de meningite).

Em 2006, de janeiro a novembro, dos 166 casos confirmados 9,6% foram de meningite meningocócica ao passo que 60,8% eram de meningite viral. Do total de casos confirmados da doença, no período, 130 evoluíram para a cura, num percentual de 78,3%, ao passo que 23 vieram a óbito. Dos que vieram à óbito três casos foram de meningite meningocócica sendo que 20 casos eram das demais etiologias. Numa comparação entre janeiro a novembro de 2005 e o mesmo período de 2006 verificou-se uma redução de 33% na ocorrência de meningite meningocócica.

Todas as investigações realizadas até o momento, pela Secretaria de Estado de Saúde, não identificaram nenhum surto da doença, quer seja na região Norte do Estado e nas demais regiões de Mato Grosso.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Ses, Silvana Kruger, disse que “para que se verifique a existência de um surto é necessário que seja estabelecida a ligação entre os casos (transmissão de caso a caso), que haja rapidez entre as transmissões e que tudo aconteça numa mesma área territorial, lembrando também que os surtos são relacionados exclusivamente com a doença meningocócica”.

Em Sinop não houve sequer um caso de meningite meningocócica entre janeiro e novembro de 2006. Em Sorriso a meningocócica passou de um caso, de janeiro a novembro de 2005, para seis casos no mesmo período de 2006, porém todas as medidas de controle e bloqueio foram tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, sob a supervisão da Saúde do Estado. (As ações de bloqueio são realizadas com a quimioprofilaxia dos contatos, ou seja, com a administração de antibióticos a pessoas que tiveram contatos próximos com os casos confirmados da doença).

Vacinação

A vacinação só é indicada nos casos de surto comprovado e com identificação muito bem explícita dos sorogrupos A, B, C, W135 e Y. Caso contrário ela não será indicada devido a sua baixa eficácia e curta duração da imunidade.

Uma vez havendo a necessidade de utilização da vacinação a Secretaria de Estado de Saúde está preparada para a devida ação de imunização, desde que os municípios, Estado e Ministério da Saúde tenham entendimento comum dessa necessidade, acordados com análise epidemiológica.

Sintomas

“O importante”, disse Silvana Kruger, “ é que a população fique informada dos principais sintomas da doença para que, assim, possa tomar medidas que garantam o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno”. A meningite é uma doença que ocorre durante todos os meses do ano, mas nas épocas mais frias e secas, ou em ambientes que apresentem essas características, observa-se um aumento nas ocorrências.

A meningite meningocócica é uma infecção aguda causada por bactéria e que pode atingir todas as pessoas, independente da faixa etária embora as crianças sejam as mais vulneráveis. Ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas em espirros ou tosse (os chamados perdigotos), e por contanto com talheres. Ambientes fechados e aglomerados de pessoas devem ser evitados por fornecer condições que facilitam essa transmissão da doença.

O sinal característico da doença é a febre acompanhada de dor de cabeça, vômito, dor na região do pescoço. Nesses casos a pessoa deve procurar rapidamente os serviços de Saúde o que permitirá um diagnóstico precoce e o tratamento adequado com melhor prognóstico de cura.

O Estado tem oportunizado a qualificação dos profissionais de Saúde para detecção, diagnóstico e tratamento dos casos de meningite. De 27 de novembro a 1º de dezembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, a Saúde do Estado está realizando uma capacitação sobre meningite, hepatite e leishimaniose.

Cerca de 25 técnicos da Vigilância Epidemiológica advindos dos Escritórios Regionais de Saúde de Rondonópolis, Peixoto de Azevedo, Juara, Juina, Tangará da Serra, Sorriso, Cuiabá e Várzea Grande serão beneficiados com o treinamento, se tornando multiplicadores do conhecimento adquirido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE