PUBLICIDADE

Governo cobrará das prefeituras serviços de atenção básica para aliviar hospitais regionais

PUBLICIDADE

O governo estadual pretende cobrar das prefeituras maior número de serviços prestados em atenção básica para descongestionar os atendimentos nos hospitais de alta e média complexidade, como, por exemplo, o Hospital Regional de Sinop. Em visita ao município, o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, informou que o Executivo está pressionando a Assembleia Legislativa para que uma lei de 2012, que diminuiu em 50% os repasses para os municípios, seja revogada. “Queremos dobrar o valor repassado atualmente para que os prefeitos tenham condições de trabalhar com atenção básica. Mas vale lembrar que cobraremos de forma contundente os serviços, pois, se funcionarem a contento, diminuem muito os atendimentos hospitalares”.

Segundo Bertúlio, a partir deste mês, os hospitais regionais de Sorriso e Sinop passarão para a administração do Consórcio Teles Pires. Para isso, o governo finaliza as pendências financeiras e jurídicas com as ex-administradoras das unidades, as Organizações Sociais de Saúde (OSSs). “Existem passivos importantes e o que for do período de intervenção o Estado vai assumir tranquilamente. Temos um compromisso de pagar em 30 dias as pendências. Alguns servidores terão os pagamentos quitados até o dia 18. Agora, o que for de responsabilidade da OSS será caso de auditoria. O objetivo é garantir a tranquilidade ao consórcio”, ressaltou.

O secretário ainda garantiu que o Estado tem interesse no credenciamento do serviço de Hemodinâmica, Radiologia e Cardiologia Intervencionista do Intercor, recém inaugurado no município com investimentos de R$ 3 milhões, para que pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) também sejam atendidos. “Estamos solicitando que a unidade proceda a habilitação deste serviço junto ao Ministério da Saúde. É algo que pode garantir que as pessoas sejam atendidas mais perto de onde moram”.

Durante a visita ao município, Marco Bertúlio e o governador, Pedro Taques (PSDB), participaram da inauguração do Intercor e vistoriaram, conforme prometido na última vez que estiveram em Sinop, os leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais e pediátricas do Hospital Regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...
PUBLICIDADE