O insecitida usado para matar os mosquitos que transmitem a dengue volta a ser passado hoje em Sinop. O trabalho começou na segunda-feira pelos Jardins Botânico, Europa, Vitoria Regia, Parque das Araras e setor industruial, setor madeireiro Sul e Alto da Glória. Foram aplicados 500 litros de calda ( insecitida misturado com água). Este foi o primeiro dos cinco ciclos que devem ser conmpletados em 3 dias e meio. Há um intervalo de um dia entre um ciclo e outro. A previsão inicial é concluir a borrifação do fumacê até 20 de março. “Se o tempo continuar ajudando vamos cumprir este cronograma e pedimos ajuda da população para manterem as casas abertas quando os carros estiverem passando o veneno”, disse, ao Só Notícias, o secretário de Saúde, Valério Gobatto.
O fumacê passa a ser, momentaneamente, a principal arma na guerra contra a dengue. A secretaria calcula que 1.500 pessoas possam estar com doença. Oficialmente foram registrados cerca de 200 casos, desde janeiro. “Mas a grande maioria não procura a secretaria para informar que contrariu a doença para que possamos fazer o bloqueio em sua casa e na região. Alguns profissionais ( médicos) também não fazem a notificação”, acrescentou o secretário. 1 caso de dengue hemorrágica foi confirmado este ano. Há suspeita de outro.
Manter os quintais limpos continua sendo a principal prevenção contra a dengue. O mosquito Aedes Egypt aproveita qualquer local onde a água das chuvas se acumulem (até mesmo uma tampinha de garrafa) para se reproduzir.