A Secretaria de Saúde de Sinop confirmou para a próxima terça-feira, o início das aplicações de Fumacê para reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti). Serão cinco ciclos do inseticida deltametrina que elimina o mosquito. “É importante que as pessoas mantenham portas e janelas das casas abertas durante a passagem do fumacê. Não adianta passar o produto se não penetrar no interior das residências”, explicou Mauricio Estrada, secretário de Saúde.
De acordo com o secretário a prefeitura está efetuando mutirões de limpeza no município para desalojar os mosquitos e evitar mais focos, mas o maior índice de criadouros está dentro dos quintais. “O inseticida mata o mosquito adulto e não a larva, por isso precisamos da colaboração da população para manter os cuidados em casa, limpar os quintais, não deixar água acumulada, limpar calhas, por exemplo”, disse Estrada.
Além da aplicação do fumacê, a secretaria contratou mais 18 agentes para atuar no combate ao ciclo de transmissão e contaminação pelo mosquito da dengue. Sete veículos do Estado vão transportar o produto que vai passar por todos os bairros do município com intervalos de três dias em cada aplicação. A ação tem início no dia 1º de setembro com término no dia 27.
De acordo com a programação, o primeiro ciclo será entre 1 e 3 de setembro. O segundo, de 7 a 9, o terceiro entre 13 a 15, o quarto de 19 a 21 e, o quinto, 25 a 27.
Em Sinop foram registrados de janeiro até o dia 26 de agosto, 1.653 casos de dengue clássica, oito de dengue com complicações, sete de dengue hemorrágica e três óbitos.