O alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município (próximo de 5%) levou o Escritório Regional de Saúde a liberar a aplicação do fumacê. Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Sorriso, Marcelo Oliveira, de amanhã a 07 de janeiro, “fumacê” estará sendo aplicado em todo o município.
“Essa programação ainda pode ser alterada, se ocorrem muitas chuvas no período, mas a aplicação tem que ser feita em 5 ciclos”, disse ele, ao Só Notícias. O coordenador afirmou que 519 casos já foram notificados e a secretaria de Saúde aguarda os resultados dos exames que são feitos em Cuiabá, pelo Laboratório Central (Lacen). Sorriso tem hoje 145 casos confirmados de janeiro a outubro.
As aplicações do veneno serão em dois horários: das 5 às 8 horas e das 17 às 19 horas.
“Os moradores deverão estar atentos nesses horários, quando o veículo estiver passando, devendo abrir as portas e janelas para que o veneno possa eliminar o mosquito”, alerta.
Os inseticidas líquidos espalhados pelas máquinas do fumacê, matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, pois o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, tem hábitos diurnos.
“As larvas e pupas não são atingidas com o fumacê, por isso, é de extrema importância que a população continue a eliminar os criadouros como garrafas, latas, plásticos, entre outros”, explica Marcelo.