sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Fumacê chega hoje em Alta Floresta e será aplicado em 41 bairros

PUBLICIDADE

Três equipes da Secretaria do Estado de Saúde chegam hoje, em Alta Floresta, para iniciar a aplicação do fumacê – veneno para combater a dengue. Os veículos devem percorrer 41 bairros do setor urbano, no período de um mês. O município aguarda a aplicação desde o início de fevereiro.

O coordenador de Vigilância Ambiental, Claudiomiro Vieira, explicou que os trabalhos serão feitos em cinco ciclos. “Pretendemos dividir a cidade em três quadrantes. Cada ciclo deve levar três dias com intervalo de um. Levando em consideração as chuvas e a variação do clima, pode levar cerca de 30 dias”, acrescentou, ao Só Notícias.

Vieira destacou que o índice de infestação no município está em média 1,74%. “No ano passado estava menor, em 1,35% e em 2005 chegou a 2,14% neste período”, salientou. A preocupação maior do departamento é com o crescento número de contaminações da doença. Desde janeiro foram 342 notificações, 300% a mais que no ano passado. Os exames ainda estão sendo feitos para confirmar a quantidade de casos eram positivos.

Uma equipe de força-tarefa percorreu 80% da cidade, nos pontos considerados mais críticos, e recolheu 42 caçambas de lixos. “Isso mostra que os moradores não estão eliminandos os lixos que acumulam água e contribuem para proliferação do mosquito”, argumentou.

O fumacê também deve ser aplicado em Carlinda, onde foi confirmada, na semana passada, uma morte por dengue hemorrágica. Em Sinop, o fumacê começou ser aplicado no mês passado, depois do alarmante número de contaminações. Um caso de dengue hemorrágica também foi confirmado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE