O aparelho é pequeno, numa versão simplificada, mas já cumpre um papel fundamental em pacientes com necessidade de entubação por não conseguirem respirar por conta própria. “Com certeza, ele vai nos ajudar a salvar muitas vidas”, afirmou o médico Hector Dávila, do Pronto Atendimento (PA), ele que é cirurgião toráxico por especialização, tem experiência com o aparelho e vai ajudar na orientação e capacitação de seus colegas em Feliz Natal para o uso adequado do aparelho – que foi recebido ontem pela secretária de Saúde, Cristina Rosa e equipe.
O ventilador mecânico, ou respirador mecânico, é um equipamento cuja função é promover a “reanimação” do paciente que já não consegue respirar sozinho. Hector explica que, adaptado a um “torpedo de oxigênio”, o equipamento possibilita bombear ar aos pulmões (e provocar a sua saída de modo cíclico), oferecendo suporte artificial ao sistema respiratório.
Na definição técnica, o aparelho não substitui os pulmões mas é um suporte mecânico à "bomba ventilatória" fisiológica (diafragma e músculos acessórios da respiração) e possibilita o tratamento dos pacientes com quadros graves de insuficiência respiratória por várias causas – inclusive as extra-pulmonares (como choques, paradas cárdio-respiratórias).
Pode ser adaptado aos pacientes por meio de uma prótese traqueal (tubos na traquéia) ou por meio de máscaras especiais cobrindo o nariz ou o nariz e a boca (procedimento chamado de ventilação não-invasiva).
A informação é da assessoria.
Sem esse aparelho, até agora os pacientes de Feliz Natal com necessidade de entubação tinham de ser enviados com urgência para o Hospital Regional de Sorriso. Em casos de necessidade extrema de remoção, o “respirador mecânico” pode ser adaptado à própria ambulância – concluiu o Dr. Hector Dávila.
O prefeito Toni Dubiella ressaltou que, “apesar da crise financeira por que passa o país e que se reflete na redução do orçamento e das finanças do município, nós decidimos comprar esse aparelho com recursos próprios, numa versão ainda de pequeno porte – mas que seguramente já provocará grandes benefícios à nossa população”.