sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Fapemat dispõe de R$ 950 mil para projetos em Saúde Pública

PUBLICIDADE

A principal chamada pública visando aperfeiçoar e melhorar ainda mais o atendimento de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está em vigor em Mato Grosso por meio da Fapemat – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
O edital específico aberto para este fim, recebe demandas até o próximo dia 15. “Neste edital está sendo disponibilizado recurso global de R$ 950 mil para fomentar projetos de pesquisa voltados ao SUS que possam num futuro próximo trazer resultados positivos ao setor beneficiando ainda mais a população mato-grossense”, destaca Alexandre Golemo, coordenador de convênios e projetos especiais da Fapemat.

Entre as demandas de projetos em áreas específicas do SUS-MT, estão: política, gestão e avaliação em saúde; saúde de grupos específicos e populações vulneráveis; doenças infecciosas e parasitárias; agravos e doenças não transmissíveis e vigilância em saúde.

Conforme explica Golemo, a importância em desenvolver projetos na área da saúde em MT é justamente apoiar iniciativas de coordenadores com formação em Mestrado (titulação mínima exigida) que querem, via instituições, desenvolverem pesquisas nesse campo e estimular a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e os de Ciência e Tecnologia.

O coordenador informa que nos anos de 2004 e 2005 graças aos encaminhamentos ao Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde – PPSUS houve o alcance de resultados importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no país com o financiamento de 419 pesquisas em saúde e o apoio a aproximadamente 100 instituições.

Para Mato Grosso, a expectativa é que pelo menos 30 novas propostas sejam apresentadas e metade seja imediatamente contratada. “A demanda está sendo satisfatória nesta reta final do prazo, até dia 15 de outubro, e o número de projetos inscritos poderá ser superado”, avalia Golemo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE