PUBLICIDADE

Exames comprovam morte por meningite em Sorriso

PUBLICIDADE

Exames clínicos confirmaram que a morte de uma menina de 1 ano, 4 meses e 26 dias no Hospital Regional de Sorriso, final do mês passado, foi ocasionada por meningite meningocócica. A família da vítima reside em Vera e procurou atendimento na rede de Saúde desta cidade. Devido a febre alta houve a transferência para o município vizinho.

A pediatra Eunice Maria de Mello Pereira, responsável pelo atendimento inicial da menina, conta que às 21h31 após entrada no hospital foram realizados os primeiros exames. “Ela chegou na cidade com a doença e no dia seguinte foi para o isolamento. No entanto, morreu na UTI”, declarou, ao Só Notícias.

A médica pondera que não há motivos para alardes porque todas as pessoas que tiveram contato com a vítima não esboçaram sintomas que pudessem indicar contaminação. “Como foi um caso único, por enquanto, não há motivos para alerta”, tranquiliza a pediatra. Noutras cidades do Nortão, como Sinop, a meningite também já resultou em mortes. Dados da Secretaria de Saúde confirmaram, neste ano, um caso de meningite bacteriana, 9 de viral, 4 não especificados e o óbito de um homem.

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.

A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Em geral, a meningite apresenta sintomas como dores de cabeça, náuseas, vômitos e certo grau de confusão mental. Também há sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e até agitação psicomotora

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE