Exames clínicos confirmaram que a morte de uma menina de 1 ano, 4 meses e 26 dias no Hospital Regional de Sorriso, final do mês passado, foi ocasionada por meningite meningocócica. A família da vítima reside em Vera e procurou atendimento na rede de Saúde desta cidade. Devido a febre alta houve a transferência para o município vizinho.
A pediatra Eunice Maria de Mello Pereira, responsável pelo atendimento inicial da menina, conta que às 21h31 após entrada no hospital foram realizados os primeiros exames. “Ela chegou na cidade com a doença e no dia seguinte foi para o isolamento. No entanto, morreu na UTI”, declarou, ao Só Notícias.
A médica pondera que não há motivos para alardes porque todas as pessoas que tiveram contato com a vítima não esboçaram sintomas que pudessem indicar contaminação. “Como foi um caso único, por enquanto, não há motivos para alerta”, tranquiliza a pediatra. Noutras cidades do Nortão, como Sinop, a meningite também já resultou em mortes. Dados da Secretaria de Saúde confirmaram, neste ano, um caso de meningite bacteriana, 9 de viral, 4 não especificados e o óbito de um homem.
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.
A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Em geral, a meningite apresenta sintomas como dores de cabeça, náuseas, vômitos e certo grau de confusão mental. Também há sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e até agitação psicomotora