Pode sair neste domingo o resultado do exame para saber se o universitário em Cuba e que chegou a Cuiabá, hoje, em voo da Gol, está com a gripe N1H1 – a gripe suína. A informação é da secretaria Estadual de Saúde. O jovem embarcou em Brasília e, durante o voo, tossiu muito levantando suspeitas que estivesse com a doença. Ele foi para as primeiras poltronas da aeronave, onde estavam cerca de 130 passageiros, e ganhou máscara. Conforme Só Notícias já informou, ao chegar na capital, uma equipe da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passou a examiná-lo e acabou sendo internado no Hospital Julio Muller, um dos credenciados pelo ministério de Saúde para atender casos da gripe N1H1. Os demais passageiros ficaram avião até que a equipe médica chegasse. Todos foram orientados para que, em caso de sintomas semelhantes a gripe, procurem médicos para exames.
De Cuiabá, o universitário seguiria viagem a uma cidade do Nortão, onde residem seus familiares. Teria saído de Cuba e passado pelo Peru, países onde há casos confirmados da doença, antes de chegar ao Brasil. Oficialmente, a secretaria de Saúde não trata o caso como suspeita de gripe suína. O paciente está sendo “monitorado”.
O mais recente boletim médico divulgado pela Anvisa aponta que há 6 casos confirmados da doença, 30 suspeitos e 25 estão sendo monitorados. No exterior, são mais de 40 mortos – a maioria no México.
(Atualizada às 13:50h em 09/05)
Leia ainda
Avião fica retido em MT e suspeito de ter gripe suína é internado