quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Estado traça estratégias para conter aumento de casos de dengue no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde continua monitorando a dengue e realiza, de 10 a 12 de setembro, em Cuiabá, a 4ª Reunião Estadual de Avaliação do Programa de Controle. O objetivo é avaliar a execução das ações do programa executadas pelo Estado e municípios nos últimos 12 meses. O Ministério da Saúde fará parte das atividades de avaliação.

“A avaliação cumpre também atender necessidades de implementação do programa e adotar, se necessário, novas estratégias de enfrentamento e controle da dengue “, anunciou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Maria Conceição Villa, lembrando que um plano de contingência está sendo elaborado para a vigência dos próximos meses, além de discutir e incluir a organização do plano de assistência ao paciente com dengue na atenção básica, secundária e terciária.

Secretários municipais, coordenadores e técnicos dos 36 municípios, prioritários para a doença, participam do encontro, que terá a presença do coordenador Nacional do Programa da Dengue, Giovanini Evelim Coelho, e do coordenador de Comunicação e Mobilização, no âmbito municipal, André Falcão, ambos do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora estadual Maria de Lourdes Girardi, o Estado contabiliza, de janeiro a agosto, 17.300 casos notificados, com quatro mortes: duas em Carlinda, uma em Primavera do Leste e uma em Cuiabá. Monte Verde notificou um caso de óbito que está sob investigação para verificar se o motivo da morte foi a dengue. Em 2006, foram notificados 16.123 casos, com dois óbitos.

De acordo com a coordenadora, a Secretaria de Estado de Saúde executa ainda capacitações para 160 médicos em manejo clínico para pacientes com dengue em estado grave, sendo estabelecidos os protocolos clínicos para esses pacientes na atenção aos sintomas, agravos e medicamentos. As atividades serão divididas em três etapas.

A primeira ocorrerá no mês de setembro, entre os dias 17 e 24 de outubro atendendo os municípios de Cáceres e Rondonópolis. A segunda fase está prevista para o mês de novembro, entre os dias 15 e 19, atendendo a região Norte do Estado, onde serão capacitados quinze motoristas da Secretaria de Estado de Saúde.

Para dezembro, entre os dias 26 e 30, ocorrerá a última etapa do processo, abrangendo a região Médio Norte de mato Grosso. “Já demos início a essas capacitações. A primeira ocorreu no mês de abril, onde foram inclusos os municípios de Alta Floresta, Juína e Barra do Garças”, destacou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE