PUBLICIDADE

Estado tem a maior incidência de Febre chikungunya no Brasil

PUBLICIDADE
A Gazeta (foto: divulgação)

Mato Grosso é o estado com maior incidência de febre chikungunya em todo o país, com registro de 383,7 casos a cada 100 mil habitantes, de acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. A zika também está entre as maiores taxas do Brasil, com 16,9 ocorrências dentro do mesmo estrato de populacional.

Os dados do Ministério para a chikungunya, contabiliza até 3 de novembro, um aumento de 317,3% com relação ao mesmo período do ano passado. Já são 13,206 mil casos, enquanto que em 2017, foram 3.164 casos. Várzea Grande chama a atenção porque concentra mais ocorrências, com uma incidência de 5,2 mil registros a cada 100 mil habitantes. Esses números são maiores que a média nacional, de 39,1 casos para a mesma taxa populacional. Os óbitos pela doença também aumentaram em Mato Grosso. As mortes confirmadas cresceram 400%, ao saírem de 1 caso, no ano passado, para 5 neste ano. Existem ainda, 2 em investigação.

A zika também preocupa, apesar da redução de 72% no número de ocorrências. A taxa de incidência, de 16,9, também é a mais alta do país. O intervalo de contagem vai até 20 de outubro, que fechou em 566 registros. No mesmo período de 2017, foram 2 mil casos. Cuiabá está entre os municípios com maiores incidências da doença e tem um índice de 34,7, taxa que ultrapassa os dados nacionais. O país tem uma média de 3,6 casos para 100 mil habitantes, bem abaixo do índice da Capital.

A dengue, por sua vez, deixou o Estado em 7º lugar na relação de unidades com maior risco de contração da doença. Os dados analisados até 3 de novembro apontam para 187,5 casos a cada 100 mil habitantes, somando 6,455 mil registros este ano. Em 2017, foram 8,4 mil. Mais uma vez, Mato Grosso supera os números nacionais, uma vez que o país tem uma incidência de 107,4 casos.

Para tentar reduzir os números, o governo federal inicia, hoje, em todo o país, a Semana Nacional de Combate ao Aedes. O mosquito é o transmissor dos 2 vírus das doenças, além da dengue.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE