A equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (Epamacs), vinculada à secretaria estadual de Saúde, realizou em Juara (33 quilômetros de Sinop), esta semana, ações de incentivo à atividades através do projeto Epamacs na Estrada. Em conjunto com o Escritório Regional de Saúde (ERS), as atividades reuniram servidores de saúde e da educação dos municípios pertences ao Vale do Arinos, que também incluem Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã.
A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Lenil da Costa Figueiredo, destacou que foram realizadas diversas ações, como debates e oficinas, em relação aos benefícios do aleitamento materno. “Durante os três dias foram realizadas discussões sobre os benefícios da amamentação, além de elaborar planos de ação para a implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) nas Unidades Básicas de Saúde desses municípios”, destacou.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, descreveu que durante as ações os servidores foram capacitados pelo método EAAB e vão instruir novos funcionários. “Os profissionais de saúde da atenção primária foram capacitados como tutores da EAAB para, posteriormente, habilitarem suas equipes de saúde da família, elaborando um plano de ação para melhorar os indicadores de amamentação e alimentação complementar saudável em seus territórios”, ressaltou.
De acordo com o técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, o projeto tem como objetivo levar mais informação sobre a amamentação e os seus benefícios para a população. “Dessa forma, podemos garantir a promoção, proteção e apoio à amamentação e alimentação complementar saudável”, informou.
Simultaneamente, ocorreu o Curso Online de Tutores do Método Canguru, coordenado pelo Centro Nacional de Referência do Método Canguru (IMIP), para profissionais das Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá indicou cinco servidores da equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (APS) para realizarem o curso. Os funcionários foram capacitados para realizar as atividades de sensibilização do Método Canguru e para que depois repassem o aprendizado às equipes de saúde da família.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.