sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Estado confirma que não há surto de meningite em Sinop e Sorriso

PUBLICIDADE

De acordo com um relatório da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual Saúde, atualizado até quarta-feira, cento e trinta e sete pessoas, entre adultos e crianças, adoeceram por meningite neste ano, sendo que 18 delas morreram. Segundo o relatório, surgiram mais de 30 casos da doença em Sinop, sendo três bacterianos, e uma pessoa foi a óbito. Em Sorriso há oito casos já confirmados, todos por bactéria, que estão de fora do relatório. Nesse município, a meningite matou três moradores. Só Notícias apurou com a Vigilância Epidemiológica, que mais de 17 casos já foram registrados em Sorriso.

A Gazeta informou que em Cuiabá se concentra o maior maior número casos. Foram 65 até ontem e dois dos pacientes não resistiram à doença. Apesar das elevadas estatísticas em Sorrido e Sinop, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (SES/MT), Lourdes França Thomaz de Campos, insiste que não se pode considerar um surto.

Ela afirmou que o cenário deste ano em nada se difere do mesmo período do ano passado, quando foram registrados 288 casos de meningite, sendo 14 meningocócica e 49 óbitos. A hospitalização deve ser imediata e obrigatória diante dos sintomas de febre alta, dor intensa de cabeça, vômito e rigidez de nuca. Segundo a coordenadora, esse tipo é a única que exige ações de bloqueio às pessoas com quem o paciente tenha mantido contato, antes do diagnóstico.

Lourdes França alerta ainda que as crianças que contraem meningite apresentam choro, gemido e ainda manchas vermelhas ou arroxeadas na pele, que são sinais que evidenciam que o meningococo se espalhou

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE