PUBLICIDADE

Estado aplica novas ações de combate a dengue; fumacê é confirmado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulga novas ações que serão desenvolvidas no enfrentamento à Dengue que vão desde capacitações à ações de aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) mais conhecido como fumacê. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, as ações vão ocorrer simultaneamente nas várias regiões do Estado com intensificação para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e para aqueles cujos dados epidemiológicos apontarem necessidade.

No período de 24 à 26 de abril terá início as capacitações em controle vetorial para técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde em Larvicida Novalurom; Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti – LIRAa para os 16 Escritórios Regionais de Saúde; Descentralização do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde – SIES/ Praguicida.

Para as ações do Fumacê a Vigilância do Estado preparou o seguinte cronograma de ações: Iniciar o monitoramento e avaliação de dados epidemiológico e ambiental dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande para aplicação da técnica de Ultra Baixo Volume Acoplado a Veiculo (Fumacê). Realizar a eliminação ou tratamento focal dos potenciais criadouros existentes nas localidades selecionadas, antes da aplicação técnica de aplicação espacial de inseticida Ultra Baixo Volume Acoplado a Veiculo (Fumacê). Realizar a pesquisa entomológica (com instalação de ovitrampas) antes, durante e após a atividade de UBV. Orientação à população antes de cada ciclo de aplicação do inseticida. Elaboração do Plano de Ação de Controle Vetorial pela Técnica de Ultra Baixo Volume Acoplado a Veiculo (fumacê) e capacitação de motoristas e agentes de saúde para aplicação do fumacê. A previsão de início das atividades de UBV é na terceira semana de maio- à partir do dia 14.

Paralelamente a estas ações outras terão iniciados como a publicação da Nova Portaria que estabelece os critérios para aplicação da técnica de Ultra Baixo Volume Acoplado a Veiculo (fumacê). O início das ações de telemarketing nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande relacionadas ao combate a Dengue.

Assinatura do “Termo de compromisso”, pelo prefeito e secretario municipal de saúde, comprometendo-se em adotar imediatamente os requisitos apresentados para operacionalizar o plano de contingência do município vigente para o ano.

Apresentar plano municipal de intensificação da limpeza urbana com foco na remoção de criadouros, contendo cronograma das ações por localidade, com também acompanhamento e orientação técnica aos municípios do Estado relacionado à bloqueio de transmissão em período não epidêmico, intensificar as ações a partir de casos novos, implantar o Comitê de mobilização, organizar a rede assistencial, fortalecer a vigilância em saúde, criar dispositivos legais que ajudem no combate e controle da dengue, acompanhamento semanal das ações municipais através da resposta coordenada e distribuição de bombas costais para os 141 Municípios para o controle vetorial.

Segundo ainda Oberdan Lira, após por em prática todas estas ações, o Ministério da Saúde vem dar apoio ao Estado com data prevista para a primeira semana de maio.

A Saúde do Estado também contará com as parcerias do Exercito na condução de ações técnicas de combate ao vetor; com a Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde através da Coordenação Nacional de Combate a dengue referente à materiais educativos e serviço de telemarketing para região metropolitana,profissional para ministrar capacitação em protocolo, manejo e atenção ao paciente com dengue.

Cessão por empréstimo de veículos da reserva técnica, bombas nebulizadoras, inseticidas, óleo vegetal, e apoio técnico na condução da ação de Ultra Baixo Volume/UBV nos municípios que a análise técnica apontar a necessidade de utilização.

As parcerias foram firmadas também com a Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipais para a elaboração de mapas de risco municipais; com a Secretaria de Estado de Cidades na disponibilização de maquinário e materiais educativos para combate ao vetor nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande;com o Ministério Público Estadual no apoio às equipes municipais relacionada a: imóveis fechados e moradores que não recebem o agente,mobilização social e ações educativas,audiências públicas para discussão do tema;parceria também com a secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul relacionado a Controle vetorial e manutenção e empréstimo de maquinário;apoio da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde para a organização da rede de atenção ao paciente com dengue; e capacitações à profissionais de saúde no diagnóstico tratamento e cuidado do paciente com dengue.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE