sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Esportes e orientações hoje em Sinop no dia de combate ao colesterol

PUBLICIDADE

Hoje é o dia Nacional de Prevenção e Combate ao Colesterol, e a Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria de Saúde, farão no complexo Esportivo Pasinha (ao lado do Ginásio Olímpico), às 18 horas, aulas de ginástica com verificação de pressão arterial, instruções de educação e saúde sobre colesterol, hanseníase e tuberculose, e também apresentações culturais.

A enfermeira e professora de educação física Rosangela Guerino Masochini, coordenadora do evento, explica que o colesterol é uma gordura arterial, que tem uma parte boa, a HDL, e outra ruim, a LDL, e que existem índices de normalidade, que se estiverem acima, prejudicam à saúde das pessoas. E para alertar a sociedade dos cuidados que devem ter, estarão realizando aulas de ginástica, e orientando às pessoas sobre a importância de exercícios físicos e caminhadas, para a prevenção e combate ao colesterol.

“Nossa orientação é que as pessoas pratiquem exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana, porque os exercícios devem ser contínuos. Caso contrário não terão resultados. E que tenham uma alimentação rica em verduras e legumes”, explicou Rosangela. A enfermeira também ressalta que gordura e obesidade não são sinônimos de colesterol. “Colesterol são gorduras nas artérias, a gente não vê”, ressalta.

A pessoa com índices de colesterol acima do normal tem cansaço, dores nas pernas, fadiga e comprometimento no esforço físico. E o exame para constatar se está com o índice acima do normal pode ser feito em qualquer Unidade de Saúde. Se for constatado que a pessoa tiver com o índice acima do normal, será feito o tratamento com exercícios e com dieta alimentar. Mas se não resolver, terá que tomar medicamentos, os quais não são fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Rosangela também ressaltou que o sedentarismo no Brasil já é visto como um problema de saúde pública como uma doença crônica não transmissível, e aí se faz a necessidade de orientar as pessoas para a prevenção.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE