Com o slogan ‘Tem que vacinar, não pode bobiar’ , o Escritório Regional de Saúde começa preparar a primeira etapa da vacinação contra poliomielite, que começa dia 14. Todas as crianças com até 05 anos devem ser imunizadas até 17 de julho.
Segundo a enfermeira responsável, Marli de Carmo Marchiori, o escritório está aguardando uma posição da Secretaria de Saúde sobre novas metas, mas é esperado o mesmo número do ano passado, quando 12 mil foram vacinadas. Ainda não há data confirmada para a segunda etapa.
A vacinação será feita em todos os postos de saúde e em algumas escolas, que ainda serão escolhidas. Em algumas cidades, como União do Sul, Santa Carmem, Nova Ubiratã e Vera, o Escritório Regional enviará equipes volantes para realizar a vacinação em lugares de difícil acesso.
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos também podem contrair pólio.