quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Equipes continuam combatendo focos da dengue em Sinop mesmo com à pandemia do Coronavírus

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Centro de Endemias da secretaria municipal de Saúde divulgou, esta manhã, que o combate dos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – continua sendo feito mesmo com a preocupação com o coronavírus, em Sinop. De acordo com a assessoria, uma série de medidas estão sendo adotadas no sentido preventivo já que a doença está presente no município e os moradores devem fazer a limpeza dos quintais, calhas e não deixar espaço para o mosquito se reproduza.

Esta manhã, a prefeita Rosana Martinelli pediu para que os moradores continuem recebendo os agentes públicos durante os trabalhos de vistoria em imóveis. E que as famílias redobrem o cuidado para com seus quintais. “Nossos servidores têm prestado um excelente trabalho, mas precisamos lembrar que a luta contra a dengue é conjunta. Se não houver colaboração do cidadão a Prefeitura, sozinha, não consegue baixar os registros da doença. Lembremos que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais das residências. Em meio à luta contra o coronavírus, alerta para a dengue permanece”.

Segundo o coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua, diante da vigência dos decretos municipais que estabeleceram nova dinâmica de funcionamento do serviço público municipal e a preocupação para com servidores do grupo de risco, que foram liberados, o reorganizou sua dinâmica operacional. No entanto, os serviços comumente realizados pela área continuam. A exceção está na série de palestras em empresas, escolas e demais locais.

“Os trabalhos como visitas domiciliares estão sendo realizados, com os agentes munidos de equipamento de proteção individual. os agentes estão devidamente orientados a manterem a distância necessária do morador. Lembramos que todas as demais atividades estão ocorrendo, como visita aos pontos estratégicos, o bloqueio de casos com a bomba costal. Demos um tempo, apenas, com os serviços de educação em saúde, pois devemos evitar as aglomerações”, salientou o gestor.

Os números mais atuais da dengue, referentes ao primeiro bimestre do ano, mostram que as ações de combate à doença realizadas pela prefeitura de Sinop apresentam resultados positivos no tocante aos casos confirmados e suas reduções.

Conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a queda chegou a 14.83% entre os meses de janeiro e fevereiro. 134 pacientes a menos contraíram a doença. Segundo os registros, no primeiro mês do ano contabilizavam-se 903 confirmações para a dengue. Destes, 36 apresentavam sinais de alarme e oito considerados casos graves. Três mortes foram registradas em janeiro. Duas receberam diagnóstico confirmatório e uma está sendo investigada.

Já em fevereiro, conforme a SMS, o total de casos confirmados recuou para 769, e, destes, 19 com sinais de alarme e quatro pacientes ficaram em estado grave. O mês não contabilizou óbito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE