PUBLICIDADE

Equipes continuam combatendo focos da dengue em Sinop mesmo com à pandemia do Coronavírus

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Centro de Endemias da secretaria municipal de Saúde divulgou, esta manhã, que o combate dos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – continua sendo feito mesmo com a preocupação com o coronavírus, em Sinop. De acordo com a assessoria, uma série de medidas estão sendo adotadas no sentido preventivo já que a doença está presente no município e os moradores devem fazer a limpeza dos quintais, calhas e não deixar espaço para o mosquito se reproduza.

Esta manhã, a prefeita Rosana Martinelli pediu para que os moradores continuem recebendo os agentes públicos durante os trabalhos de vistoria em imóveis. E que as famílias redobrem o cuidado para com seus quintais. “Nossos servidores têm prestado um excelente trabalho, mas precisamos lembrar que a luta contra a dengue é conjunta. Se não houver colaboração do cidadão a Prefeitura, sozinha, não consegue baixar os registros da doença. Lembremos que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais das residências. Em meio à luta contra o coronavírus, alerta para a dengue permanece”.

Segundo o coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua, diante da vigência dos decretos municipais que estabeleceram nova dinâmica de funcionamento do serviço público municipal e a preocupação para com servidores do grupo de risco, que foram liberados, o reorganizou sua dinâmica operacional. No entanto, os serviços comumente realizados pela área continuam. A exceção está na série de palestras em empresas, escolas e demais locais.

“Os trabalhos como visitas domiciliares estão sendo realizados, com os agentes munidos de equipamento de proteção individual. os agentes estão devidamente orientados a manterem a distância necessária do morador. Lembramos que todas as demais atividades estão ocorrendo, como visita aos pontos estratégicos, o bloqueio de casos com a bomba costal. Demos um tempo, apenas, com os serviços de educação em saúde, pois devemos evitar as aglomerações”, salientou o gestor.

Os números mais atuais da dengue, referentes ao primeiro bimestre do ano, mostram que as ações de combate à doença realizadas pela prefeitura de Sinop apresentam resultados positivos no tocante aos casos confirmados e suas reduções.

Conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a queda chegou a 14.83% entre os meses de janeiro e fevereiro. 134 pacientes a menos contraíram a doença. Segundo os registros, no primeiro mês do ano contabilizavam-se 903 confirmações para a dengue. Destes, 36 apresentavam sinais de alarme e oito considerados casos graves. Três mortes foram registradas em janeiro. Duas receberam diagnóstico confirmatório e uma está sendo investigada.

Já em fevereiro, conforme a SMS, o total de casos confirmados recuou para 769, e, destes, 19 com sinais de alarme e quatro pacientes ficaram em estado grave. O mês não contabilizou óbito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE