PUBLICIDADE

Embrapa cria inseticida natural para combater a dengue

PUBLICIDADE

Para prevenir a dengue, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu um inseticida natural que não causa prejuízos à saúde do homem e dos animais. A responsável pela pesquisa na Embrapa, Rose Monera, explica que os primeiros testes com o inseticida Bt-horus apresentaram excelentes resultados. “O produto mata a larva do mosquito rapidamente. Depois de aplicado 24 h depois estão todas mortas”, afirma Rose.

O Ministério da Saúde vai acompanhar a aplicação do inseticida nas cidades satélites do Distrito Federal. Segundo a pesquisadora, o inseticida é mais uma importante ferramenta no combate do mosquito e vai auxiliar o trabalho dos agentes de prevenção à dengue. “Mas ainda é muito importante que a população se mobilize e tome conta dos possíveis criadouros que tem dentro de suas casas.”

Apesar de todas as campanhas de prevenção, o número de contaminações por dengue no Brasil cresceu em 26% de janeiro a setembro de 2006, em relação ao mesmo período em 2005. Os dados são do Ministério da Saúde e também revelam que o número de mortes por dengue hemorrágica subiu de 45 para 61.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve pelo acumulo de água limpa e parada. Ao contrário dos mosquitos comuns, de hábitos noturnos, o transmissor da dengue ataca durante o dia.

A doença aparece de duas formas, comum, de fácil tratamento e hemorrágica. Nos dois casos, os principais sintomas são: febre alta, dores de cabeça e no corpo, vômito e manchas avermelhadas. Na dengue hemorrágica, quando a febre acaba, surgem sangramentos, quedas de pressão e os lábios ficam roxos e se não for tratada a tempo pode levar a morte.

Para prevenir a dengue, além de facilitar o acesso dos agentes de combate a dengue às residências, é preciso manter sempre bem tampadas as caixas d’água, não juntar objetos que facilitem a propagação do mosquito, como pneus, garrafas e baldes e manter sempre os vasos de planta secos.

Além de combater o mosquisto da dengue, o inseticida também é eficaz no ação contra o mosquito borrachudo, que além de ter uma picada dolorida, pode causar alergias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE