sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Educadores e agentes comunitários de saúde são capacitados em Sorriso

PUBLICIDADE

Desde ontem, educadores e agentes comunitários de saúde de Sorriso participam de um encontro de formação elaborado pela Inmed Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, onde aprenderão um pouco mais sobre educação sanitária, dentro do Projeto Horta Brasil.
O encontro tem o objetivo de discutir estratégias da educação sanitária, incentivar o uso adequado de hábitos de higiene e discutir questões de saneamento básico, com vistas ao cuidado com a saúde e com o meio ambiente. Segundo a coordenadora da Inmed, Marília de Oliveira Campos, o encontro visa ainda, estimular a formação de lideranças e a interação democrática entre a escola e a comunidade, além de formar facilitadores para a multiplicação das ações na escola e na comunidade.

“O que estamos fazendo agora é uma complementação do Projeto Horta Brasil, implantado em Sorriso em 2004. Percebemos que estava faltando a parte de educação sanitária e higiene em geral”, explica Marília. Exames de fezes foram realizados no ano passado, e o resultado deu abaixo de 25% alunos com vermes. “Mandamos 12 mil vermífugos, porém, não foi preciso fazer a medicação em massa, e esta foi doada aos Postos de Saúde do município. Desta vez, iremos fazer exames de sangue para verificar se há alunos com anemia, se o resultado der positivo, a Inmed fará o tratamento com ferro e vitamina A”, esclarece a coordenadora.

O Programa Horta Brasil, da Inmed, visa combater a fome, a obesidade, promover o bem-estar nutricional e a auto-suficiência para crianças e suas comunidades, por meio de uma aliança entre os setores públicos, privado e não governamental. Marília explica que inicialmente foram trabalhados os temas hortas e nutrição. Em cinco escolas municipais de Sorriso, foram implantadas hortas, que são mantidas pela Inmed em parceria com a Secretaria de Educação. “Estive visitando todas as hortas e elas estão maravilhosas, produzindo e auxiliando na merenda escolar. Fiquei feliz ao ver que agora a Secretaria está incentivando a implantação de hortas em outras escolas”, declara.

Marília resume o trabalho da Inmed implantado em Sorriso, e destaca a importância de ter a Prefeitura como parceira. “No Horta Brasil, os alunos passam por exames ergométricos, de sangue e parasitológicos, que definem o desenvolvimento, grau de desnutrição e contaminação por verminoses. São distribuídos anti-helmínticos e vitaminas. Professores são estimulados a usar as hortas como espaço didático. Em um ano milhares de merendas foram enriquecidas graças ao programa. Isso tudo só foi possível implantar aqui graças ao apoio da Prefeitura”, conclui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE