Repassar para a população quais os direitos dos usuários e qual a cobertura do Sistema Único de Saúde, além de detalhar o funcionamento do sistema. Com esse objetivo, o Conselho Municipal de Saúde realiza, no próximo dia 18, uma palestra com o tema: práticas e desafios frente ao SUS.
De acordo com a presidente Conceição Missio, durante a palestra serão repassadas inúmeras informações para os conselheiros, representantes de entidades de classes, secretariados, vereadores, entre outras autoridades locais. “Nosso conselho é formado por 42 conselheiros, sendo 50% composto por representantes de entidades como igreja, sindicatos e associações, 25% por representantes dos gestores públicos e 25% por servidores. Todos terão a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o SUS e seu funcionamento”, explica.
A presidente ressalta a importância de se destacar a qualidade oferecida no sistema. “O SUS em nosso município ainda precisa melhorar, mas podemos considerá-lo muito bom. Temos poucas falhas e oferecemos um atendimento de qualidade para toda a população. Existe uma demora, mas vale a pena esperar. Hoje, o SUS deve ser visto como o mais completo plano de saúde”, observa Míssio.
A palestra acontecerá na Câmara de Vereadores, às 19 horas, e contará com a presença das conselheiras estaduais de saúde, Maria Luíza e Clélia.