quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Diminui fila de espera por procedimento cirúrgico de pterígio e catarata em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde detalhou que de 1º de janeiro a 16 deste mês foram agendadas 837 cirurgias, sendo 505 de pterígio e 332 de catarata. Com a realização desses procedimentos, o tempo médio de espera, que antes era de um ano ou mais, passou para cerca de três meses.

Até fevereiro deste ano, a prefeitura fez mutirões para dar atendimento às demandas da especialidade. Com o credenciamento de uma clínica especializada localizada em Lucas do Rio Verde, o processo ficou mais rápido e o resultado é a diminuição na fila de espera. “Essas ações, desenvolvidas para atender todos os usuários do SUS, vão além da diminuição da redução do tempo de espera. Com muita responsabilidade, nós conseguimos garantir qualidade de vida aos usuários e pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico de catarata”, destacou a secretária-adjunta de Saúde, Karina Xavier.

A profissional explica ainda que os pacientes com baixa visão têm maior probabilidade para acidentes domésticos, quedas e acidentes no trânsito. Após a cirurgia, esse risco diminui. “É muito satisfatório conversar com alguém que passou por esse procedimento cirúrgico especialmente porque tem uma recuperação rápida. Então o paciente consegue notar a diferença sobre a visão dele antes do procedimento e a nova visão após isso”, afirma Karina.

Antes da cirurgia, o paciente precisa passar por atendimento no PSF mais próximo de sua residência. Identificada a necessidade, o médico da Atenção Básica faz o encaminhamento, via Central de Regulação, para uma nova consulta com o oftalmologista, médico especialista. O profissional, então, o encaminha para os exames pré-operatórios, para a realização do procedimento cirúrgico.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE