sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Diagnósticos de câncer de boca dobram em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), vinculado a Secretaria de Estado de Saúde, apresenta resultados do projeto ‘Mato Grosso Contra o Câncer Bucal’, desenvolvido no ano passado, que tem como objetivo a aplicação da política de assistência aos pacientes portadores de câncer bucal cumprindo a meta de interiorizar as ações de combate à doença. O projeto consiste na capacitação de profissionais de saúde nas áreas de diagnóstico e prevenção das lesões da boca e da face com ênfase no câncer bucal.

O Ceope atende a 93% dos municípios do Estado. Registros confirmam que, nos dez anos anteriores à instituição do Centro de Odontologia, foram diagnosticados, em média, 10 casos de câncer de boca, por ano. E que, a partir de sua criação, esse número saltou para 24,3 casos, ao ano. “A importância desses números reside no fato de que quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico do câncer de boca maior é a possibilidade de cura do paciente”, explicou a diretora.

No ano passado o projeto alcançou notáveis avanços com a qualificação de 145 profissionais especializados no diagnóstico do câncer bucal, entre odontólogos e técnicos de higiene dental em todo o Estado. Os municípios contemplados foram os de Alta Floresta, Barra do Garças, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Cuiabá e toda a Baixada Cuiabana. Foram realizados, ainda, cursos de Promoção de Saúde e Prevenção em Câncer Bucal.

“O programa de capacitação aplicado pelo projeto tornou possível também a participação de 266 servidores do próprio Centro em eventos como palestras e cursos que abordaram temas discorrendo sobre o radiodiagnóstico, a psicooncologia, a biossegurança, a saúde do trabalhador, e a odontologia em pacientes com fissuras labiopalatais”, disse a diretora do Ceope, Daniely Beatrice do Lago, lembrando que o Centro já foi instituído com o objetivo de ser referência estadual na prevenção e diagnóstico do câncer bucal bem como das demais doenças da boca e da face e hoje é referencia estadual e modelo para outros Estados do Brasil.

O trabalho só foi possível porque o Ceope tem como apoio os serviços do MT Laboratório, que também é referência na realização de exames de patologia bucal e que também conta, em seu quadro funcional, servidores especializados em Estomatologia e Patologia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE