quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Descartado surto de meningite em Sinop

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde descartou a existência de um surto de meningite em Sinop. 17 casos foram registrados este ano em Sinop e uma criança acabou morrendo. 12 crianças pegaram meningite viral e 5 meningocócica. A viral é considerada a mais branda e, a meningocócica, a espécie mais perigosa. Segundo a secretaria, a criança que faleceu em Sinop foi vítima de meningite viral.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Sinop, Sandra Regina de Oliveira, explicou que os casos registrados este ano não podem ser considerados surto.
Não há vacina contra a meningite viral. Só contra a meningocócica.

“Como não existe vacina contra a viral, estamos orientando as mães para tomarem cuidados para evitar que as crianças peguem a doeça”, explicou a coordenadora. “As orientações que damos é que os ambientes sejam limpos e ventilados.
Aconselhamos as mães para que, se notarem nas crianças qualquer manifestação de fébre, coriza, vômito, mal estar, deve procurar brevemente o médico”, disse Sandra.
“Enquanto estiverem com estes sintoma, não levar as crianças, para locais aglomerados, como festas, por exemplo, para evitar possíveis contágios, até ficar esclarecido qual doença a criança tem”, acrescentou.

O número de casos registrados até agora, em Sinop, é menor que em 2004 quando foram diagnosticados 20 casos e houve uma morte. A média de notificação anual é de 25 casos. “Estivemos, nestes dois anos, abaixo da média”, finalizou a coordenadora Sandra Regina de Oliveira.

Depois que uma criança faleceu, há cerca de 40 dias em Sinop, houve uma grande procura por vacinas contra a meningite meningocócica, chegando a faltar doses ema glumas clínicas particulares.

A nível estadual, a Secretaria Estadual também descartou epidemia da doença. Semana passada, a meningite matou outra criança, em Cuiabá. 17 casos de meningocócica foram registrados, ano passado, em Mato Grosso

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop fecha mês com mais duas mortes por chikungunya, aponta secretaria

Mato Grosso teve 58 óbitos confirmados por chikungunya neste...

Lucas do Rio Verde libera vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para...
PUBLICIDADE