domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Depois de óbito, Estado prepara força-tarefa contra hantavirose no Nortão

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou, até a presente data, seis casos de hantavirose no Estado. Quatro deles foram notificados em Barra do Bugres, com dois deles evoluindo para a cura e dois em óbito. Os outros dois casos aconteceram em Marcelandia, sendo que um evoluiu para a cura e outro resultou em óbito.

Segundo o técnico da Vigilância Epidemiológica para a área da Hantavirose, Aparecido Alberto, a letalidade dos casos de hantavirose, registrados até hoje, ficou em 50%. A taxa de cura também ficou em 50%.

Aparecido Alberto disse que “90% dos casos ocorreram na região do Médio Norte mato-grossense, especialmente nos municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Olímpia e Sapezal. Os outros 20% na região Norte, em municípios como Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Barra do Bugres, Terra Nova e Matupá”. O Estado está priorizando os municípios de Marcelândia e Barra do Bugres como prioritários para ações de enfrentamento à doença.

Entre os dias 28 a 30 de abril, será realizada, em Colíder, uma capacitação de Vigilância em Saúde para hantavirose. A capacitação beneficiará profissionais da saúde como enfermeiros, biólogos, veterinários e abrangerá os municípios de abrangência do Escritório Regional de Saúde, que são Marcelândia, Nova Canaã, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Itaúba e Colíder.

A hantavirose é uma doença causada por um vírus encontrado em ratos que vivem nas áreas rurais. A contaminação acontece quanto a pessoa respira a poeira com partículas de excremento (urina, fezes e saliva) de ratos silvestres contaminados, ao varrer ou entrar em ambientes fechados e com presença de ratos silvestres.

A única forma de evitar a doença é a prevenção, que pode incluir ações do que se deve fazer e do que não se deve fazer.

Não se deve deixar a casa fechada por muito tempo, não se deve fazer plantações a menos de 50 metros de distância da casa, na zona rural, não se deve deixar restos de comida ou ração ao alcance de ratos, não se deve deixar o lixo espalhado, não se deve comer frutos caídos ou próximos do chão e nunca se deve tocar num rato. Os alimentos e grãos devem ser guardados a uma altura mínima de 40 centímetros do chão.

Os principais sintomas são febre alta, tosse seca, cansaço, dores na barriga, dores musculares e dificuldade para respirar. Ao sentir os primeiros sintomas da doença a pessoa deve procurar, imediatamente, uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE