PUBLICIDADE

Depois de epidemia, Alta Floresta implanta força tarefa contra dengue

PUBLICIDADE

Com a chegada das chuvas nas duas últimas semanas, a Secretaria de Saúde começa a intensificar as ações de combate a dengue. Desde a semana passada, uma equipe de força tarefa foi contratada para coletar objetos que possam acumular água e servir para reprodução do mosquito transmissor.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Claudiomiro Vieira, a equipe coletará o lixo em todos os quintais, estacionamentos, terrenos baldios, laterais de rua e áreas verdes. “Queremos evitar o aumento excessivo de focos do mosquito, já que constatamos que 60% deles são encontrados em lixos domiciliares”, argumentou.

Este ano, segundo Vieira, já são 680 casos notificados. Destes, 300 confirmados. “Este ano realmente tivemos uma epidemia. Nos últimos 10 anos conseguimos controlar a dengue e não registrávamos mais de 40 casos no ano. Agora vamos continuar trabalhando para reduzir esses números”, argumentou.

Ele alerta que, apesar de todo trabalho da secretaria, se não houver apoio dos moradores o controle da doença não terá êxito. “Nós fizemos uma força tarefa para coleta de lixo em março e esperávamos que encontraríamos menos lixo agora, mas infelizmente encontramos muito mais”, alertou.

Somente no bairro Bom Jesus foram recolhidas oito caçambas. “No último mutirão tínhamos recolhido apenas três”, completou. Lixos como latas, sacolas plásticas, caixas, garrafas, acabam acumulando a água das chuvas e favorecendo a reprodução do mosquito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE