Os moradores que não cumprirem o seu papel no combate à dengue serão denunciados ao Ministério Público. A secretária Municipal de Saúde, Anke Helga Shwabe, explicou que, constantemente, os moradores de todos os bairros recebem visitas de agentes comunitários, que observam os cuidados nos terrenos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com a secretária, após três notificações, o morador será multado. Receberá mais uma visita do agente, independente de ter pago a multa ou não, e, caso não tiver resolvido o problema de acúmulo de lixo e de água, será denunciado ao Ministério Público, que tomará as medidas cabíveis.
“Não podemos mais nos omitir, temos de manter alerta máximo e cuidados reforçados para evitar uma explosão de casos de dengue. Além disso, o mesmo mosquito que transmite a dengue é o transmissor da febre amarela”, disse Anke, lembrando que as condições climáticas — chuvas e calor — continuam propícias à proliferação.
Esvaziar garrafas, colocando de boca para baixo, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, são algumas iniciativas básicas.