sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Dengue avança e Mato Grosso tem 4.340 casos oficiais

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde informa que na terceira semana do mês de Fevereiro, o número de casos notificados da dengue, em Mato Grosso, foi de 985 casos, elevando para um total de 4.340 as notificações da doença, no ano 2007, em todo o Estado. Esses números indicam que a dengue continua em escala ascendente em MT.

Nesta semana não foram recebidas notificações de novos casos de dengue hemorrágica (FDH). Na semana passada as notificações incluíram um total de cinco casos suspeitos de febre hemorrágicos de dengue (FHD), um em Várzea Grande, um em Lambari D’Oeste, dois em Sinop e um em Barra do Bugres. Desses cinco casos já foi feita a confirmação de dois casos como sendo dengue hemorrágica: o caso de Sinop e o caso de Barra do Bugres.

Os registros da Vigilância Epidemiológica da Saúde do Estado revelam que a doença está sob controle na região Sul do Estado e na Baixada Cuiabana. Já na região Norte de Mato Grosso os registros indicam uma progressão de notificações registradas por municípios como Alta Floresta, com 230 casos notificados, Pontes e Lacerda, que registrou 257 notificações, e Carlinda com 71 casos notificados. “Nesses municípios a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, está desenvolvendo ações de nebulização espacial e continua incentivando a busca e investigação dos casos por parte da Vigilância Epidemiológica dos municípios”, disse a coordenadora estadual do Programa de Combate à Dengue, Maria de Lourdes Girardi.

Sinop relatou um total de 239 casos notificados até o momento oficialmente. Porém as autoridades de Saúde do município entenderam que existe uma sub-notificação de casos de dengue, na proporção de cinco casos não notificados para cada notificação da doença.

Maria de Lourdes Girardi disse que “é importante que a Vigilância Epidemiológica Municipal de Sinop intensifique a busca e investigação dos casos, o que poderá reduzir a sub-notificação que aponta para um cenário subjetivo. A Secretaria de Estado de Saúde trabalha com dados obtidos por meio dos registros do sistema de notificação oficial feito pelos municípios. O Estado, em parceria com o município de Sinop, está fazendo o trabalho de bloqueio de transmissão da doença com a aplicação do Fumacê porque os números indicam que a dengue está em ascensão no município. Este trabalho iniciou na 2ª feira (19) e deve se estender até a primeira quinzena de abril”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE