Alta Floresta espera com urgência a aplicação do fumacê para controlar o crescente número de casos de dengue. Nesses dois últimos meses houve um aumento de 300% em comparação com o ano passado. A autorização já foi confirmada ao secretário de Saúde, Robson Valadão, mas ainda não há data para chegada das equipes.
Cinco veículos estão em Sinop, em que a situação também é alarmante, onde devem permanecer até dia 20. “Estamos pedindo para que enviem pelo menos um veículo para que possa iniciar o trabalho no município. Pedimos o mais rápido possível”, destacou Valadão, ao Só Notícias.
Enquanto isso, outras medidas vem sendo adotadas pela secretaria. Uma força-tarefa foi criada e deve trabalhar até o encerramento do período chuvoso, quando aumenta o índice de infestação do mosquito, que se reproduz em locais que acumulam água. A equipe recolhe lixos domésticos, como garrafas, latas e vidros, que são jogados em quintais e terrenos baldios, e onde é encontrada a maioria dos focos.
Equipes também continuam realizando o bloqueio manual com veneno e limpeza num raio de 100 metros da residência do paciente, quando há suspeita da doença, além dos trabalhos de orientação.