PUBLICIDADE

Cuiabá: vírus Influenza continua circulando e e fez 6 vítimas

PUBLICIDADE

As evidências constatadas pelo Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) indicam que já existe circulação do vírus no município. Isso porque desde o final de agosto foram confirmados seis casos em que os pacientes não saíram da cidade e tampouco tiveram contato com pessoas que viajaram.  Diante da nova situação a Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente de Cuiabá (Divisa) faz um aviso à população para que redobre os cuidados e a atenção para as formas de contaminação e transmissão da doença e procure seu médico assim que aparecerem os primeiros sintomas. 

Dos seis pacientes que contraíram o vírus com procedência na região, quatro apresentaram fatores de risco e, desses, dois chegaram a óbito. A quantidade de casos registrados até o momento coloca Cuiabá em estado de alerta amarelo, o que significa que nenhuma medida mais severa será  adotada no momento. No entanto, o diretor da Divisa, Wagner Simplício ressalta que alunos com febre não devem, em hipótese alguma, comparecer a aula. 

“Estamos entrando numa segunda fase de enfrentamento da doença”, explica o diretor. “A partir de agora podemos dizer que temos dois vírus de gripe circulando por aqui, o da gripe A e o da gripe comum, por isso é tão importante que os pacientes procurem um médico assim que apresentarem os primeiros sintomas”. 

Compõem o grupo de risco as crianças menores de 12 anos, os diabéticos, aquelas pessoas que fazem uso de imunodepressores, idosos e, principalmente, as gestantes. 

Dentre os 158 casos notificados em Cuiabá desde maio até ontem, 91 foram descartados e 14 eram da gripe comum. Apenas 21 foram confirmados como H1N1. A presidente do comitê de enfrentamento da gripe A, Ivanete Fortunato, ainda informou que sete pacientes encontram-se em estado grave internados com suspeita da pandemia nos hospitais da capital, sendo que deste total, dois estão na UTI e duas são gestantes. 

São residentes no município de Cuiabá, 18 pessoas com casos confirmados da gripe A, sendo que todas foram curadas. Desse total, as mulheres representam o dobro dos homens. Isso acontece, segundo o diretor, porque as mulheres são mais cuidadosas com a saúde e procuram mais o médico diante dos sintomas. 

A SMS ainda mantém as campanhas informativas para conscientização sobre a Influenza A, realizando capacitação de profissionais e tirando as dúvidas diretamente da população através das palestras que podem ser solicitadas pelas empresas e escolas e demais entidades e intensifica a divulgação nesta fase, com a distribuição de 200 mil folders explicativos. 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a Gripe A, os interessados podem ligar para o número 3617 1684.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado destina nova leva de medicamentos para a saúde na capital

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de...

Ministério atualiza casos de dengue, chikungunya e zika em Sinop e Sorriso

O Ministério da Saúde renovou, ontem, os dados referentes...

Centro de Assistência Psicossocial de MT realizou 23 mil atendimentos ano passado

O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho,...
PUBLICIDADE