sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá tem registro de nova síndrome e prefeitura faz alerta

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS, divulgou, hoje,  a atenção da população para uma nova doença que surgiu no Brasil recentemente: a Síndrome da Mão, Pé e Boca (SMPB). Em Cuiabá, segundo a assessoria, foram notificados 40 casos da doença em abril de 2018 e, neste ano, até 6 de abril, foram 18 casos.

De acordo com Moema Blatt, gestora do CIEVS, a síndrome é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, que habita normalmente no sistema digestivo. A síndrome tem esse nome porque que acarreta lesões nas mãos, pés e boca, inclusive garganta e faringe.

Moema explica que a transmissão se dá através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, alimentos e objetos contaminados. “Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas podem ser confundidos com os do resfriado comum e também da catapora”, revela.

Segundo a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães, são sinais característicos da síndrome a febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões, o aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe, que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas, pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, sendo que também podem surgir nas nádegas e região genital.

Além disso, há mal-estar, falta de apetite, vômitos, diarréia, dificuldade para engolir e muita salivação. É comum que a febre e a dor de garganta sejam os sintomas predominantes. “O tratamento da doença consiste em aliviar os sintomas, manter a hidratação, isolamento social e seguir orientação médica. Ainda não existem vacina nem tratamento específicos contra a SMPB”, diz Flávia.

Nos últimos anos foram registrados surtos dessa síndrome em vários países, como Japão, Malásia, Cingapura, China, entre outros. Este ano já foram registrados no Brasil surtos na Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, mas sabe-se que está ocorrendo em todo o território nacional, especialmente em menores de 5 anos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE