A secretaria municipal de Saúde informou que, desde o início da campanha de vacinação até a última segunda-feira (18), apenas 4.121 pessoas foram vacinadas. Ainda faltam 93.494 pessoas nesta primeira etapa de vacinação, que contempla trabalhadores da saúde e quem tem mais de 60 anos. Esta fase inicial vai até o próximo dia 30.
O coordenador de Programas Estratégicos, Wellington Assunção Ferreira, lamenta a baixa adesão da população. “A vacina contra a Influenza é de extrema importância, pois protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade”, alerta.
A segunda etapa da vacinação inicia dia 02 e abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com deficiência permanente e portadores das doenças crônicas não transmissíveis: doença respiratória crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, além de diabéticos, obesos, imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomia. Também entram nesta fase os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional.
Com exceção dos locais que estão aplicando a vacina de Covid pediátrica, que são UBS Pedra 90 I e II, UBS Parque Cuiabá, UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I e UBS da Guia, as demais unidades de saúde vacinam contra Influenza.