quinta-feira, 23/maio/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá tem alto índice de infestação e pode ter epidemia de dengue

PUBLICIDADE

Com índice de infestação de 7%, Cuiabá está em alerta com o elevado risco de uma epidemia de dengue. Em janeiro, o número de residências com focos do mosquito transmissor subiu consideravelmente. Em alguns bairros, chega a 14%.
Esta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou mutirões de limpeza nos locais mais problemáticos, a partir da semana que vem. Entre eles estão Pedra 90, Planalto, CPA3 e Cidade Alta. Segundo o secretário Lamartine Godoy, equipes passarão recolhendo lixo da dengue das residências e bolsões. "Os moradores devem recolher o lixo e deixar em frente as casas para recolhermoes", orientou.

O trabalho será intensificado também para combater o acumulo de lixo nos terrenos baldios. "Os fiscais vão tentar localizar os donos. Se isso não for possível, a prefeitura vai fazer a limpeza e cobrar no IPTU. Caso o proprietário não pague, será feita a cobrança progressiva e ele pode perder o terreno se não pagar", alertou.

A multa também deve ser aplicada nestes casas e para estabelecimentos comerciais que não fazerem a lição de casa, mantendo os espaços limpos e evitando focos do mosquito Aedes Aygipt.

A maior preocupação, segundo Lamartine, é com a confirmação do vírus 4 da dengue em Várzea Grande. Até hoje, Mato Grosso não tinha casos de infecção com este tipo da doença, logo, 100% da população está suscetível a contaminação. Todas as unidades de saúde da capital estão em alerta para identificar os casos da doença e tratar os pacientes. "Todos devem procurar a unidade de saúde mais proxima de sua casa, se tiver complicações, será encaminhado para o Pronto-Socorro ou as policlínicas", concluiu.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define novo local para posto de coleta de exames

A prefeitura de Nova Mutum locou novo prédio comercial...

MT Hemocentro realiza encontro estadual sobre conscientização da doação de medula óssea

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela secretaria estadual...

Nova Mutum define aquisição de nova remessa de produtos para fisioterapia na rede pública

A prefeitura definirá a aquisição de materiais, via processo...
PUBLICIDADE