PUBLICIDADE

Cuiabá tem alto índice de infestação e pode ter epidemia de dengue

PUBLICIDADE

Com índice de infestação de 7%, Cuiabá está em alerta com o elevado risco de uma epidemia de dengue. Em janeiro, o número de residências com focos do mosquito transmissor subiu consideravelmente. Em alguns bairros, chega a 14%.
Esta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou mutirões de limpeza nos locais mais problemáticos, a partir da semana que vem. Entre eles estão Pedra 90, Planalto, CPA3 e Cidade Alta. Segundo o secretário Lamartine Godoy, equipes passarão recolhendo lixo da dengue das residências e bolsões. "Os moradores devem recolher o lixo e deixar em frente as casas para recolhermoes", orientou.

O trabalho será intensificado também para combater o acumulo de lixo nos terrenos baldios. "Os fiscais vão tentar localizar os donos. Se isso não for possível, a prefeitura vai fazer a limpeza e cobrar no IPTU. Caso o proprietário não pague, será feita a cobrança progressiva e ele pode perder o terreno se não pagar", alertou.

A multa também deve ser aplicada nestes casas e para estabelecimentos comerciais que não fazerem a lição de casa, mantendo os espaços limpos e evitando focos do mosquito Aedes Aygipt.

A maior preocupação, segundo Lamartine, é com a confirmação do vírus 4 da dengue em Várzea Grande. Até hoje, Mato Grosso não tinha casos de infecção com este tipo da doença, logo, 100% da população está suscetível a contaminação. Todas as unidades de saúde da capital estão em alerta para identificar os casos da doença e tratar os pacientes. "Todos devem procurar a unidade de saúde mais proxima de sua casa, se tiver complicações, será encaminhado para o Pronto-Socorro ou as policlínicas", concluiu.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas nas escolas em Mato Grosso

Aproximadamente 18,3 mil vacinas foram aplicadas em 71,5% dos...

Campanha com testes rápidos para hepatite começa amanhã em Nova Mutum

Em alusão ao "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as...

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE