PUBLICIDADE

Cuiabá: secretária de Saúde apresenta relatório de produção

PUBLICIDADE

A secretária de Saúde, em exercício, de Cuiabá, Iracema Maria Cardoso Queiroz disse, hoje, que a expectativa da direção do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é de que já na próxima semana, as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sejam transferidas para a nova ala, inaugurada há 21 dias.

Iracema Queiroz esteve na Câmara Municipal onde apresentou o Relatório de Produção de Serviços da Rede Assistencial do Sistema Único de Saúde, referente ao primeiro quadrimestre deste ano, meses de janeiro a abril.

A secretária em exercício respondeu a perguntas  e falou sobre vários temas, entre eles a entrega de obras, em especial da UPA Sul, em fase final de construção no bairro Pascoal Ramos cuja previsão de entrega é nesta  primeira quinzena deste mês. Iracema Queiroz falou também sobre as obras de mais duas unidades de pronto atendimento, as UPA’s Oeste, no bairro Verdão e Leste, no Jardim Leblon e a construção no novo Pronto Socorro de Cuiabá, financiamento da Saúde e outros.

“Após de mais de 30 anos sem investimentos, estamos entregando obras importantes para o crescimento da rede pública de saúde, com  qualidade e dentro de um novo modelo de assistência. Sabemos que isso é um avanço mas precisamos avançar ainda mais”, disse ela.

Iracema Queiroz destacou o apoio da Câmara Municipal nas ações que visam essa transformação na Saúde e disse que o papel dos parlamentares é essencial. “Também é fundamental o papel da sociedade. Todo o cidadão precisa tomar para si a responsabilidade de cuidar dessa estrutura a fim de que possamos garantis a prestação desses serviços, direito do cidadão”.

De acordo com Iracema Queiros, a vocação da capital é ser referência para outros municípios, em relação ao atendimento de alta complexidade.  Do total de atendimentos realizados em Cuiabá, 42% são de outros municípios e desses, 34% de Várzea Grande. Hoje, a rede física de saúde da capital possui um total de 215 unidades sendo 172 de gestão municipal e o restante estadual (30) e dupla (13). “Propostas no sentido de viabilizarmos o crescimento da rede precisam ser discutidas”, destacou.

A prestação de contas da gestão da rede pública de saúde, incluindo as unidades contratadas e conveniadas, cumpre o que determina o artigo 36, §5º da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012.

A audiência pública foi proposta pelo vereador Ricardo Saad (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social. A audiência pública foi presidida pelo vereador Paulo Araújo (PP), e contou com a participação do vereador Arilson da Silva  (PT), entre outros.

Números

A rede física de saúde da capital possui um total de 215 unidades sendo 172 de gestão municipal e o restante estadual (30) e  compartilhada (13).

Nos primeiros quatro meses do ano, a produção dos serviços ambulatoriais e hospitalares foi de  1.569.306 (de baixa, média e alta complexidade) e 8.796 serviços hospitalares de média e alta complexidade.

De 2013 para 2016, houve um crescimento de 73,5% na produção geral ambulatorial e 35,2% na produção geral hospitalar.

Segundo o relatório, nos meses de janeiro a abril, a dotação orçamentária inicial foi de R$ 705.043.563,00, com a suplementação de 23.950.586,67, o montante para o período chegou a 728.994.149,67.

Hoje o município custeia 31% da Saúde em Cuiabá (a Lei de Responsabilidade Fiscal  prevê um percentual de 15%). O restante vem do Estado, cerca de 12% e da União.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de MT realiza pela 1ª vez captação de coração

Foi realizada, ontem, pela primeira vez no Hospital Municipal...

Alta Floresta inicia campanha de vacinação nas escolas

A campanha de vacinação nas escolas de Alta Floresta...
PUBLICIDADE