Cerca de 60 médicos da rede municipal de saúde participaram ontem e hoje de uma capacitação promovida pela Secretaria de Saúde de Cuiabá para o manejo clínico da dengue. O novo secretário de saúde, Maurélio Ribeiro, lembrou aos médicos participantes a importância da capacitação e disse que pretende investir em ações educacionais para os profissionais da saúde. O curso foi ministrado pelo colaborador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde e membro da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Maranhão, Leônidas Lopes Braga Júnior. Médico pediatra e infectologista, ele também atua no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.
O médico pediatra e infectologista Leônidas Lopes Braga Júnior, que ministrou o curso de capacitação em manejo clínico da dengue para médicos da rede municipal de saúde alerta a população sobre os sinais de alarme da doença. De acordo com ele, o principal papel das pessoas é controlar o vetor, evitando a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Mas além de fazer sua parte, aquele que já contraiu a doença deve estar atento aos sinais de gravidade para evitar complicações.
“Esses sintomas costumam aparecer depois que a febre passa e, por isso, muitas vezes, às pessoas não dão a devida atenção”, ressalta. Deste modo, se um paciente com suspeita de dengue apresentar dor intensa e contínua na região da barriga; vômitos; sonolência e/ ou irritabilidade; queda brusca da temperatura; tontura excessiva e diminuição da diurese, deve procurar a unidade de saúde e informar tais sintomas.
Braga ainda lembrou a importância do acolhimento e classificação de risco para a identificação e orientação dos casos de dengue. “Precisamos que 100% dos médicos e enfermeiros estejam capacitados para podermos lidar cada vez melhor com o problema”, explica.
Na última semana, a SMS realizou, pela segunda vez no ano, a capacitação dos enfermeiros da rede municipal para o tratamento da dengue. Somente em 2009, Cuiabá já registrou mais 11,5 mil casos de dengue.