PUBLICIDADE

Cuiabá: Estado não repassará R$ 500 mil/mês para saúde municipal

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) não dará apoio financeiro para garantir o atendimento no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que pediria ajuda ao Estado de R$ 500 mil ao mês para contratar cirurgiões com intuito de garantir atendimento a pacientes cirúrgicos.

A SES garante que ainda não foi notificada oficialmente sobre pedido da Capital, mas mas adianta que não pode arcar com o pagamento de funcionários da folha do município, destacando ainda que a saúde do Estado não se resume ao Pronto-Socorro de Cuiabá e que a secretaria atua em várias frentes da saúde pública. Os funcionários devem ser pagos com dinheiro repassado ao município. No caso da saúde, a quitação da folha de pagamento deve ser feita com os 15% repassados a Cuiabá.

O anúncio frequente feito pelo prefeito da Capital, Wilson Santos, que não pode incorporar o prêmio pago aos médicos por se tratar de verba repassada pela SES será investigado pelo Estado e pelo Ministério Público. O dinheiro repassado ao município é para garantir atendimento e não para pagamento de funcionários.

Sobre a negativa da SES, a SMS lamenta a decisão do Estado que afirma não ter como ajudar o Pronto-Socorro que sempre recebeu pacientes de todo Mato Grosso. A Secretaria entende como uma "insensibilidade" a resposta da SES.

Desde o dia 1º de outubro, 24 cirurgiões deixaram o atendimento do PS que conta atualmente somente com 3 médicos que atuam nesta especialidade. Ontem, mais 20 pediatras deixaram os plantões depois de pedirem demissão dos cargos. Os pacientes são encaminhados para as policlínicas e hospitais particulares de Cuiabá, conforme decisão do MP.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE