PUBLICIDADE

Cuiabá e Várzea Grande registram 58% das mortes por influenza em Mato Grosso

PUBLICIDADE
A Gazeta

Cuiabá e Várzea Grande concentram 58% das mortes por influenza em todo o Estado. Dados divulgados ontem (06) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que neste ano, das 76 mortes notificadas por influenza, 12 foram confirmadas, sendo 7 em Cuiabá e Várzea Grande.

No boletim anterior, de 24 de agosto, eram 338 notificações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) passando para 345 casos. Dos quatros óbitos que estavam em investigação, 2 foram descartados. No entanto, aumentaram em mais 4 os casos confirmados por influenza. Em Campo Novo do Parecis 2 casos que estavam em investigação foram confirmados, um por influenza B e um por H1N1. Um por influenza A não subtipado em Barra do Garças e um por H1N1 em Sinop.

Segundo a SES, dos 345 casos internados por SRAG, 22,3% tiveram resultados positivos para influenza A e B. Em Mato Grosso, a sazonalidade começou com a circulação do vírus Influenza A H3N2 em seguida com predomínio do vírus da Influenza A H1N1. Foram notificados 76 óbitos por SRAG, o que corresponde a 22% (76/345) do total de casos suspeitos, sendo confirmados 15,8% (12/76) óbitos por influenza.

As mortes ocorreram em Cuiabá, sendo 2 registros por H3N2 e vírus Influenza A não subtipado, um em Nova Mutum (Influenza B), um em Lucas do Rio Verde (H3N2), 2 em Sorriso (H1N1), um em Tangará da Serra (Influenza B) e 5 em Várzea Grande, sendo 2 por H1N1, um por Influenza A não subtipado e um por Influenza B.

A SES informa que tem trabalhado constantemente junto às secretarias municipais de saúde, no que se refere a orientação da população para evitar a transmissão do vírus. Um indivíduo infectado pode transmitir o vírus no período compreendido entre 2 dias antes do início dos sintomas até 5 dias após. A transmissão mais comum é a direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. Pode-se transmitir a doença pelo modo indireto também, por meio do contato com as secreções do doente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE