quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Criança pode ter contraído dengue hemorrágica em Sinop

PUBLICIDADE

Uma menina de 10 anos pode ter contraído dengue hemorrágica (que pode matar) em Sinop. Sua família reside na rua das Hortências, no Jardim Botânico ( bairro que está entre os maiores em infestação do mosquito transmissor da doença). O coordenador de Endemimas da Secretaria Municipal de Saúde, Valerio Gobatto, disse, agora há pouco, que a criança contraiu a doença pela segunda vez, teve uma diminuição muito grande plaquetas – um dos sintomas da dengue hemorrágica. A criança foi encaminhada, em UTI aérea, para Cuiabá e está na Santa Casa, sendo acompanhada por uma equipe especializada pela Secretaria Estadual de Saúde. Devem ser feitos exames mais aprofundados para confirmar se realmente é dengue hemorrágica.

De acordo com Gobatto, a menina já contraiu dengue há cerca de 4 anos e, quando o paciente pega a doença pela segunda vez, o quadro pode evoluir para dengue hemorrágica, a mais perigosa.

A Secretaria Municipal de Saúde redobrou a vigilância no Jardim Botânico.
“Está sendo feito um trabalho intenso pelos agentes de Saúde na casa da família, na escola, residências vizinhas e outros locais para encontrarmos o foco”, afirma Valerio.
A maioria dos focos – 75%- é encontrada em lixo doméstico: garrafas, copos plásticos, latinhas e outros. A secretaria confirmou foram diagnosticados em janeiro e fevereiro 30 casos de dengue em Sinop. 50% são de moradores dos Jardins Paraíso e Botânico – líderes em infestação.

O coordenador voltou a cobrar dos moradores que façam sua parte mantendo quintais das residências limpos sem deixar jogados objetos que possam acumular água das chuvas e o mosquito Aedes Egypt se reproduzir. O índice de infestação do mosquito em toda a cidade é de 2% e considerado preocupante. A orientação é para as pessoas também mantenham limpas as calhas das residências ou estabelecimentos comerciais. As larvas são encontradas apenas em água limpa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE