PUBLICIDADE

Controle da tuberculose e hanseníase em Mato Grosso será debatido em seminário

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promove entre os dias 09 e 10 de novembro, a partir das 8 horas, o “Seminário Estadual de Atualização e Avaliação das Ações de Controle da Tuberculose e Eliminação da Hanseníase”, no Hotel Paiaguás, em Cuiabá. “O objetivo é avaliar e planejar as ações de controle visando obter instrumentos que auxiliem no combate à hanseníase e tuberculose em Mato Grosso”, disse a responsável pela área técnica da Hanseníase da Ses, Eliane Maria Esperandio.

O evento terá a participação de 115 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros. Como palestrantes estarão presentes representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Rodolfo Rodrigues, que irá falar sobre a “Situação Mundial da Tuberculose – Qualidade da Estratégia do Tratamento Supervisionado (DOTS)”, e da Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz), Maria Eugênia Noviski Gallo, que irá abordar os temas “Diagnóstico clínico, classificação pelo número de lesões, poli quimioterapia, comparação da evolução baciloscópica em casos submetidos a 12 e 24 meses” e “Estados reacionais: uma abordagem operacional – Reação, recidiva e reinfecção”.

Eliane Esperandio explica que a Saúde conta com a parceria do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde e Ong Dahw na batalha contra a hanseníase e tuberculose. “Além de desenvolver projetos de capacitação, a Ses monitora as ações desencadeadas nos pólos regionais e nos municípios do Estado por meio do Sistema Nacional de Informação. Gerencia a aplicação da política do Ministério da Saúde e supervisiona o combate à tuberculose e hanseníase junto aos municípios”, disse.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm a disposição ainda os serviços disponibilizados pelo Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), que é referência estadual para pacientes com tuberculose e hanseníase que apresentam intercorrência medicamentosa, reações hansenícas, necessitam de diagnósticos mais complexos ou de cirurgias reabilitadoras e o atendimento para os casos de multiresistência às drogas utilizadas para o tratamento da tuberculose multi resistente.

Em Mato Grosso, no ano de 2005, foram registrados 3.600 casos novos de hanseníase, o que corresponde uma média de 13 casos para cada grupo de 10.000 habitantes. “A meta da Secretaria é reduzir esse número para um caso em cada 10 mil habitantes conforme preconiza o Ministério da Saúde”, ressaltou Eliane Esperandio. No Estado, o índice de cura da hanseníase é de 82%.

Já em relação a tuberculose, Mato Grosso registrou, no ano passado, 991 casos novos da doença em todas as formas pulmonares positivo e negativo e extra pulmonar. Em 2006 já são 745 casos da doença. O índice de cura é de 75,3% e o de abandono de 9,3%. “Mato Grosso trabalha para atingir um índice de 85% de cura e menos de 5% de abandono conforme foi pactuado com o Ministério da Saúde”, informou a técnica da área da Tuberculose da Saúde, Lúcia da Costa Barros Dias.

Conforme Lúcia Dias, Mato Grosso conta com MT-Laboratório para a realização dos exames de baciloscopia e, alguns municípios, laboratórios da rede particular credenciados. Além disso, de um total de 708 unidades de saúde espalhadas por todo o Estado, 535 disponibilizam serviços de tratamento da tuberculose e 457 oferecem o DOTS, um programa em que o paciente toma o remédio diariamente em uma unidade de saúde e é supervisionado normalmente por um enfermeiro ou toma em casa na presença de um familiar ou amigo. No ano passado, 219 pacientes realizaram o tratamento por meio do DOTS, sendo que 186 (86,51%) tiveram sucesso no tratamento. Outros 146 pacientes fizeram o tratamento auto-administrado (sem supervisão), sendo que 97 (69,29%) tiveram sucesso no tratamento da doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE