Preocupado com o alto índice de denúncias de erros em aplicação de injetáveis realizados em estabelecimentos farmacêuticos, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) vem realizando treinamentos e orientações aos profissionais (balconistas) para conscientizá-los sobre os riscos tanto para o profissional quanto para o paciente no ato da administração de uma injeção.
Neste final de semana, a equipe formada por farmacêuticos estará em Cáceres, promovendo treinamento para 35 balconistas que trabalham no setor.
Ao tomar uma simples injeção com pessoas sem qualificação, o paciente assume sozinho as conseqüências provocadas por uma aplicação mal feita. E em alguns casos terá que conviver para o resto da vida com seqüelas irreparáveis. Uma administração de medicamento injetável é mais sério do que se imagina, tanto é que em muitos casos a aplicação de injeção só é recomendada em uma unidade hospitalar. Pois muitas vezes o paciente pode desenvolver algum tipo de reação ao receber o medicamento.
Em Mato Grosso já foram registrados vários casos de seqüelas e mortes por erro de aplicação de injetáveis. Quando é comprovado que o farmacêutico tinha conhecimento, o Conselho Regional de Farmácia imediatamente abre processo disciplinar ético para punir o profissional, podendo levar até mesmo a cassação do registro farmacêutico.
Desde 2003, quando começaram os treinamentos, mais de 700 pessoas já se qualificaram através dos cursos promovidos pelo CRF-MT.