Apenas um caso de dengue foi confirmado até o momento em Nova Mutum. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que desde o início deste ano notificou 12 casos suspeitas. Apesar dos registros houve no município uma redução em relação ao mesmo período do ano passado, quando sete pessoas foram contaminadas.
Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Benedito Cezar Monteiro, a redução no número de notificações é resultado de um intenso trabalho realizado nos últimos meses, onde o controle da infestação do mosquito teve uma mobilização maior na comunidade. “Além da fiscalização maçante dos agentes houve também um enfoque da mídia local que tratou de esclarecer informações importantes no que diz respeito ao combate a dengue”, disse.
Para o coordenador, outra medida também está fazendo com que a comunidade se conscientize melhor sobre as conseqüências da proliferação do mosquito. Uma punição para os proprietários de residências onde focos são encontrados está sendo efetuada quando não há cooperação. “São expedidas multas que podem chegar a R$ 200, caso sejam encontrados focos do mosquito na residência fiscalizada. A cobrança é baseada no programa municipal de combate a dengue que foi instituído pela lei número 699/2002”, explicou.
No ano passado, Nova Mutum notificou cerca de 70 casos de dengue. O objetivo este ano é manter um índice mais baixo possível o que não está acontecendo em outros municípios. “A Vigilância Ambiental busca de todas as formas diminuir a zero o índice, mas ainda existem resistências que impedem a conquista da extinção do mosquito no município. O lixo e o descaso de alguns cidadãos ainda resulta em conseqüências que contribuem para a procriação do mosquito”, disso.
Em alguns municípios da região o número de contaminações está preocupante, como é o caso de Sinop e Alta Floresta, onde já foi solicitada a aplicação do fumacê à Secretaria do Estado de Saúde. Em Sorriso e Vera já foi autorizada e atingiu todos os bairros. As campanhas são intensificadas neste período de chuvas, em que há acumulo de água em lixos.