Cinco casos de meningite foram confirmados nos últimos dias pela Secretaria de Saúde em Sinop. As contaminações são da meningite viral, considerada menos perigosa. Neste mesmo período, no ano passado, também foram registrados alguns casos, que preocuparam a população.
Mas a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Elza Escobar, explicou, por meio da assessoria, que é comum o aumento dos casos da doença neste período, devido as chuvas. “O vírus se multiplica em locais fechados e neste período as casas ficam muito fechadas”, enfatizou.
Ela orienta que as pessoas mantenham os ambientes limpos e ventilados. Em casos de manifestação de fébre, coriza, vômito, mal estar, devem procurar um médico. A meningite é uma infecção das meninges que recobrem o cérebro por elementos patológicos como vírus, bactérias, fungos ou protozoários, e podem ser transmissíveis. Ela pode ser infecciosa (viral) ou bacteriana.
Quando infecciosa é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto a meningite bacteriana pode ser muito séria e resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado.