terça-feira, 10/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Confirmados 21 casos de malária “importada” em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Alta Floresta registrou no primeiro semestre do ano 21 casos de malária e a Vigilância Ambiental revela que a contaminação não ocorreu no município, mas foi ‘importada’ de outras cidades ou Estados. Isto é, pacientes que residam na cidade mato-grossense mas estejam trabalhando em outras localidades. De acordo com o coordenador Claudiomiro Vieira, a maior parte dos casos foi contraída em áreas de garimpo.

As regiões do Estado do Pará onde ainda é realizada esta atividade figuram como principais pontos de contaminação. “A pessoa já chega com o sintoma, doente. Ela começa a passar mal [ no local de trabalho] e vem para Alta Floresta. Por meio dos exames conseguimos comprovar”, declarou Vieira, ao Só Notícias. O total de confirmações mostra-se dentro do quadro aceitável. “Estamos com dois anos sem casos locais. E quando tínhamos eram poucos [registros]” complementou Claudiomiro Vieira.

De acordo com ele, mesmo os índices estando dentro da condição de aceitável, é preciso manter os trabalhos preventivos. A orientação para a população é procurar auxílio médico quando haver. Agentes do departamento têm prestado orientações para a população sobre a doença.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu hoje,...

Laboratório central de Mato Grosso realizou em 1 ano mais de 300 mil análises

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen)...

Nova Mutum define medidas emergenciais para crescimento de dengue

A secretaria municipal de Saúde promoveu, ontem, reunião técnica...

Retomada vacinação antirrábica no centro de endemias em Sinop

A secretaria de Saúde retornou esta semana a vacinação...
PUBLICIDADE