A Secretaria de Saúde de Alta Floresta confirmou, hoje, o primeiro caso de Influenza A (H1N1). O paciente é um homem, de 27 anos, funcionário de um estabelecimento comercial que apresentou dores no corpo e febre alta e foi internado em um hospital no último dia 24, onde durante cinco dias recebeu os cuidados necessários. De acordo com a secretária de Saúde, Mirian Ferreira de Melo, “já se encontra no seu convívio normal”, disse.
Desde que a nova gripe se tornou pandemia no país, Alta Floresta registrou apenas seis casos suspeitos, destes, cinco foram descartados (quatro por critérios clínicos e epidemiológicos e um laboratorialmente). A secretaria não sabe precisar a forma e local em que a pessoa adquiriu o vírus, porém a equipe de vigilância epidemiológica aponta a possibilidade de ter sido devido ao contato do paciente, no seu ambiente de trabalho, com fornecedores vindos de outros Estados, inclusive do sul do país. “Por isso alertamos para o caso de estabelecimentos comerciais que recebem fornecedores de fora, vamos redobrar os cuidados a partir de agora”, aconselhou Mirian.
Até ontem no Estado foram notificados 384 casos de gripe A, sendo que 80 foram descartados, 117 esperam o resultado, 116 foram dados como de sintomas leves, 21 dados como gripe comum e 50 confirmados como Influenza A H1N1, destes quatro mortes foram confirmadas. No Nortão, foram confirmados três casos em Lucas do Rio Verde, quatro em Sinop e Sorriso.